Foto: Prefeitura de São Gabriel
Registro de 2022.
Na noite desta terça-feira (8), a Coleurbanus, empresa responsável por duas linhas do transporte coletivo em São Gabriel disse ser incapaz de atender a comunidade e suspendeu suas atividades no município. Com isso, cerca de 1,1 mil passageiros ficaram sem o serviço nas linhas Bom Fim e Vila Maria. De maneira emergencial, a prefeitura disponibilizou o transporte gratuito para a comunidade afetada, e aguarda o retorno de uma ação judicial que solicita que a empresa volte com o funcionamento pelos próximos 30 dias até que haja uma contratação emergencial.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A empresa diz que essa situação era anunciada, pois estavam com déficit financeiro há muito tempo. O valor obtido para atender as duas linhas, com três ônibus, possibilitava somente o pagamento dos funcionários. Conforme a relações públicas da Coleurbanos Samanta Sanfelice, a situação financeira foi apresentada para a prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Ministério Público. Para estes, solicitaram subsídio, uma espécie de ajuda de custos para a empresa operar, o que não foi atendido.
– Aconteceu o que já estávamos prevendo. Ontem à noite (terça), nós não tivemos dinheiro para comprar o óleo diesel para abastecer os ônibus. Nem dinheiro nem crédito, já que estávamos trabalhando em déficit há muito tempo. Então, como o prefeito não nos atende, e a prefeitura já tinha fechado para fazermos um protocolo, avisamos a prefeitura que não íamos fazer a linha, e que estaríamos encerrando as atividades por não ter condições financeiras para continuarmos. Não é por questão política e, sim, por condições financeiras – relata Samanta, que lembra também a sequência de impasses com o Executivo durante os últimos anos.
Retorno do serviço
O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes (União), indicou que os ônibus da prefeitura estão fazendo as duas linhas da Coleurbanus. E que já foi solicitado que a empresa volte a ofertar o serviço até que seja firmado o contrato emergencial com outra concessionária. Em resposta, a Coleurbanus confirmou que recebeu o ofício e diz que pode retomar a operação se a prefeitura custear o óleo diesel.
Projeções do municípios
O município tem planos para médio e longo prazo, indica o prefeito Menezes. Confira:
- Emergencial – Atendimento integral das duas linhas
- Médio prazo – Contratação emergencial de uma nova empresa para poder operar as duas linhas
- Prazo estendido – Prefeito estipulou 6 meses para finalizar novo projeto de licitação do transporte público
Impasses entre empresa e prefeitura
Esse seria só mais um dos impasses entre a empresa e prefeitura. Em 2022, o Executivo municipal iniciou um processo de licitação, o qual foi interrompido após pedido da empresa Coleurbanus.
Durante o mês das fortes chuvas de maio na Região Central, São Gabriel foi atingida e teve vias danificadas. Na época, a empresa disse não conseguir operar em algumas ruas, e solicitou melhorias. Em resposta, o atendimento passou para outra empresa. Essa mudança teria intensificado os problemas financeiros, já que as linhas que migraram era fonte de boa parte do faturamento.
Leia mais: