carteiras de identidade

Prazo para fazer identidade diminui, mas interessados ainda encontram dificuldades

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Pedro Piegas (Diário)/

O prazo para realização das carteiras de identidade em Santa Maria, que era de 45 dias em média em janeiro, passou a ser de 30 dia entre a data de agendamento e a data de confecção, sem contar o prazo para retirar o documento. Porém, quem precisa fazer a primeira ou segunda via do documento ainda relata uma outra dificuldade: agendar horário em Santa Maria. Isto porque o serviço de agendamento online é limitado por dia e, esgotadas as vagas, é preciso tentar novamente no dia seguinte. 

DE UM MÊS PARA OUTRO

Na cidade, o serviço possui cinco guichês para atendimento, dois deles destinados ao grupo prioritário e casos urgentes. Os horários são disponibilizados para agendamento no site do Instituto-Geral de Perícias para exatos 30 dias seguintes, ou seja, se  você marcar no dia 20 de um mês, irá fazer o documento no dia 20 do mês seguinte. Ao todo, são 51 vagas por dia, marcados para cada 20 minutos, a partir das 8h20min até às 13h40min. Segundo uma das peritas do IGP (órgão onde é feito o documento), o intervalo de 30 dias seguintes foi estipulado pela sede, em Porto Alegre, para "facilitar a organização interna e evitar que as pessoas esqueçam o horário". A perita teve a identificação preservada pela reportagem a pedido dela. 
Porém, na prática, apenas pouco mais da metade dos usuários comparecem no dia marcado, o que dificulta ainda mais a execução do serviço e o acesso de novos interessados. Por um período, as vagas remanescentes chegavam a ser disponibilizadas, na hora, para pessoas sem horário marcado. Porém, a medida gerou aglomeração, filas e nem todos que aguardavam tinham garantia de atendimento. Em razão disso, o IGP voltou a receber somente cidadãos que marcaram no site ou e-mail.

COMO AGENDAR

  • Novos agendamentos são disponibilizados no site do IGP sempre às 8h, de segunda à sexta-feira. São liberados um total de 83 vagas por dia: 32 para casos prioritários e urgentes e outros 51 para o público em geral. 
  • Para o público prioritário, o agendamento deve ser feito pelo (55) 3223-2730, de segunda à sexta-feira, das 8h ao meio-dia
  • Para casos urgentes, o agendamento é realizado através do e-mail pisantamaria@igp.rs.gov.br, explicando o motivo e enviando comprovante para solicitar o horário.

PRIORITÁRIOS

Se enquadram como casos prioritários:
  • menores de 2 anos
  • idosos gestantes
  • lactantes
  • pessoas com deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo
  • Tem um dos 5 guichês de Santa Maria disponíveis

CASOS URGENTES

Pessoas que precisam do documento para:
  • admissão em emprego
  • cirurgias de emergência
  • retirada de medicamentos controlados
  • viagens de emergência
  • financiamento imobiliário
  • vítimas de furto ou roubo
  • retirada do auxílio emergência

Vacinação para primeira, segunda e terceira dose continua até quinta-feira

SOMENTE COM HORA MARCADA

Neste mês de dezembro, até segunda-feira, eram 727 horários agendados, destes, 245 não compareceram, e apenas 67 cancelaram o agendamento no site, o que possibilitaria que novas pessoas ocupassem estas vagas. 

Muitos interessados acabam procurando as cidades vizinhas para emitir o documento, por encontrarem horários em dias mais próximos. Esse é o caso da empresária Josiele Razera, que tentou por cerca de um mês realizar o agendamento para o filho, e conseguiu apenas para o mês seguinte. Ela acabou emitindo o documento na cidade de São João do Polêsine (a cerca de 46 quilômetros), onde conseguiu marcar horário para o dia seguinte ao solicitado.

- Tentei desde outubro, só consegui marcar em novembro e só teria agendamento para o final de dezembro, fora o prazo para chegar. Eu precisava antes, porque tínhamos uma viagem marcada pro início de dezembro, por isso acabei optando por ir na cidade vizinha, a qual consegui agendar de um dia para o outro. O único transtorno foi precisar sair da cidade para fazer algo que poderia ter sido feito aqui em Santa Maria - relatou Josiele através do Instagram. 

O atendimento de Santa Maria é responsável por outras 13 cidades da região, que são coligadas ao serviço. Nelas, é possível agendar e realizar a entrega de documentos, foto e coleta de digitais com menos dias de antecedência, porém, o prazo para entrega do documento será maior, uma vez que essas cidades (incluindo São João do Polêsine) mandam os dados analógicos para a coordenadoria de Santa Maria realizar a digitalização e conferência dos dados para emissão da carteira. Ou seja, mesmo que o atendimento seja antes, o prazo de feitio do documento é de cerca de 30 dias após o pagamento. Em Santa Maria, o prazo é menor: 10 dias. 

'Precisamos investir em inovação', diz Martha Adaime, primeira mulher vice-reitora na UFSM

NA REDE SOCIAL

No Instagram, o Diário perguntou aos internautas sobre o tema. Veja o que disseram:

Você conseguiu agendar horários para fazer carteira de identidade?

  • Sim - 76 votos (35%)
  • Não - 140 votos (65%)

Em quanto tempo você conseguiu realizar o agendamento para emissão do documento?

  • Em menos de uma semana - 17 votos (11,56%)
  • Em até 15 dias - 27 votos (18,37%)
  • Em até um mês - 32 votos (21,77%)
  • Em dois meses ou mais - 71 (48,30%)

Ainda no Instagram, mais pessoas relataram problemas para agendar horário. Uma delas, é a modelo Letícia Teixeira Bittencourt, de 33 anos, está com a identidade vencida há três meses, sem conseguir realizar o agendamento para renovar o documento. Além das demais usabilidades, ela precisa do documento novo para conseguir receber um valor referente ao Programa de Integração Social (PIS). Ao tentar agendar em contato direto com o serviço, foi informada que a função está funcionando apenas pelo site, mas, ao acessar a plataforma não encontra datas disponíveis. 

Vendas do comércio no final de ano podem crescer em até 20% em relação a 2019

CAIXINHA DE PERGUNTAS 

- Liguei e a atendente me disse para tentar acessar no domingo à meia-noite, que seria o horário "bom", mas também não consegui. Isso ta me prejudicando porque para receber o PIS eu preciso da minha identidade nova, se não eles não vão me pagar o meu PIS, e eu não tô conseguindo fazer o agendamento, só diz que não tem horário disponível - contou, no Instagram do Diário 

O mesmo direcionamento para tentar à meia-noite, quando o sistema com as opções de horário deveria atualizar, foi dado à Natana Martins, administradora de 29 anos. Ela conta que precisou tentar repetidas vezes até conseguir agendar: 

- No site, toda vez que tentava aparecia que não tinha horários disponíveis para agendamentos, aí liguei e eles disseram para agendar no site a partir da meia-noite. Fiquei tentando agendar de hora em hora durante uns 3 dias, até conseguir um horário. Mas aí quando consegui foi só pro mês seguinte.

GOLPE

O Instituto Geral de Perícias (IGP) informou nesta semana que foi identificado um golpe em que usuários teriam pagado para realizar o agendamento para confecção das carteiras de identidade. O IGP relembra que o serviço é gratuito, agendado pelo site do Instituto-Geral de Perícias e pelo portal do governo do Estado.

*Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Valdo Barcelos e Rony Cavalli Anterior

PLURAL: os textos de Valdo Barcelos e Rony Cavalli

Incêndio em casa na região da Gare deixa pelo menos um ferido Próximo

Incêndio em casa na região da Gare deixa pelo menos um ferido

Geral