Pouco movimento marca retomada das aulas do segundo semestre de 2022 da UFSM

Rebeca Kroll

Pouco movimento marca retomada das aulas do segundo semestre de 2022 da UFSM
Foto: Eduardo Ramos

Mais de 26 mil alunos devem retornar a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na primeira semana de janeiro para dar continuidade ao calendário letivo e finalizar as atividades do segundo semestre de 2022. No entanto, poucos estudantes circularam pelo campus no primeiro dia útil do ano.

As atividades acadêmicas foram suspensas em 19 de dezembro, na forma de recesso para as comemorações de fim de ano. Agora as aulas foram retomadas nos campi sede (Santa Maria), Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

O segundo semestre começou no dia 12 de setembro vai se estender até o dia 04 de fevereiro. Conforme a Pró-Reitoria de Graduação, o atraso no calendário ocorreu para que houvesse a recuperação das aulas ministradas durante a pandemia da Covid-19, principalmente nos cursos com grande carga horária prática.

De acordo com o pró-reitor de graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, a universidade é uma das mais adiantadas entre as instituições de ensino superior do país. Pois, adentrou em formato remoto rapidamente e manteve uma ágil estrutura de recuperação após a pandemia para o retorno presencial.

– Todas as datas do semestre foram decididas em concordância com a comunidade acadêmica, os docentes, os técnicos administrativos e os estudantes para que todos pudessem cooperar, construir de forma colaborativa e entender que seria apenas um mês de férias para que as atividades pudessem ser recuperadas – explica Tybusch.

Opinião dos alunos

Apesar do movimento baixo, a turma do primeiro semestre de Engenharia Mecânica teve uma boa presença nas aulas. Isto porque os alunos tiveram uma prova de cálculo logo na volta do recesso. Para o estudante do curso Lucas Gabriel Santinan Santos, de 22 anos, o recesso foi curto e por ter que estudar para a prova não deu para aproveitar muito os dias sem aulas.

– Eu acho que eles tentaram fazer da melhor forma para voltarmos como era antigamente e realmente agora o calendário de 2023 está regularizado. Como eu sou de Santa Maria não sofri tanto para poder estar de volta já nesta segunda, mas tive que estudar no recesso e voltar com uma prova é bem difícil – comenta Lucas.

O estudante do quarto semestre de Agronomia, Cauan Guerra, 19, é natural de Unistalda e passou o ano novo na sua cidade, mas logo voltou para Santa Maria devido ao fim do recesso. Ele aproveitou o primeiro dia de retorno para ir na biblioteca e adiantar os trabalhos do grupo de pesquisa que participa.

– Eu achei um pouco pesado o semestre já voltar no dia 02 e vai ser difícil estudar em janeiro por causa do calor. Vai ser cansativo, as provas vão acumular agora na volta do recesso e eu preferia voltar na segunda semana de janeiro, mas o bom é que o calendário vai voltar ao normal – relata Cauan.

A aluna do segundo semestre de Processos Químicos, Rayane Niederaurer,22, já teve aulas nesta segunda-feira e para ela retornar no início do ano foi um pouco estranho. Ela conta que quase metade da sua turma não foi para a universidade, dos 15 alunos apenas 8 compareceram:

– Parece que está começando um novo semestre, mas até que foi legal o retorno. É cansativo, é muito conteúdo, provas e seminários, mas ano que vem as datas vão se acertar ainda bem – diz Rayane.

Natural do Rio de Janeiro, o estudante do oitavo semestre de Relações Públicas, Pedro Henrique Silva dos Santos,22, é morador da Casa do Estudante. Devido ao curto período de recesso e as demandas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ele preferiu passar o Natal e o Ano Novo na universidade:

– Bate a saudade de casa e da família e com o calendário todo modificado ficou apertado para os formandos finalizarem o curso. Essas mudanças foram bem inéditas para a gente, tive que me adaptar, deixar de ver a família um pouco e foi bem difícil. Porém, acredito que aconteceu por um bom motivo e foi necessário.

Novo ano

Na última reunião realizada em 2022, no dia 15 de dezembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o calendário acadêmico para 2023. Conforme o cronograma, as atividades letivas deste ano terão início no dia 20 de março.

2023/1

Início das aulas no primeiro semestre – 20 de março

Última semana de atividades acadêmicas – 17 a 22 de julho

Lançamento de notas – Até o dia 25 de julho

Fim do primeiro semestre – 25 de julho

Início das formaturas solenes – 28 de julho

Número de semanas de atividades curriculares mais semana de finalização das atividades – 16

2023/2

Início das aulas no segundo semestre letivo de 2023 – 7 de agosto

Última semana de atividades acadêmicas – 14 a 20 de dezembro

Lançamento de notas – Até 23 de dezembro

Fim do segundo semestre – 23 de dezembro

Início das formaturas solenes – 29 de dezembrow Número de semanas de atividades curriculares mais semana de finalização das atividades: 17 semanas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em evento, Novo Hamburgo dá exemplo de coleta seletiva implementada há 15 anos  Anterior

Em evento, Novo Hamburgo dá exemplo de coleta seletiva implementada há 15 anos 

Veja os novos presidentes de Câmaras de 11 municípios da região Próximo

Veja os novos presidentes de Câmaras de 11 municípios da região

Geral