O primeiro dia de aulas para 61 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Branca, no interior de Santiago, será nesta quarta-feira. Os 14 dias letivos perdidos por falta de transporte escolar deverão ser retomados. As aulas da rede estadual começaram no dia 26 de fevereiro.
De acordo com a diretora, Carla Maria Monteiro Brandão, são 58 os alunos que dependem do transporte para ir até a escola, que fica na localidade de Vila Branca, no 2º Distrito. Apenas três, que moram próximo do colégio, não dependem de transporte.
_ O início das aulas já foi adiado várias vezes. Resolvemos iniciar logo porque, quanto mais for adiado, mais difícil será para recuperar os dias perdidos. Já mobilizamos os pais, a comunidade, quem puder trazer o filho ou dar carona. O ônibus de linha também pé uma alternativa para chegar na escola
_ explica a diretora.
Segundo a 35ª Coordenadoria Regional de Educação (35ª CRE), que atende o município, a situação do transporte em Santiago está tramitando em caráter emergencial. Atualmente, a licitação está na Secretaria da Fazenda - última etapa antes da contratação, e há possibilidade de que o problema seja resolvido até o final desta semana.
_ A coordenadoria se reuniu com a escola e decidiram que as aulas devem se iniciar logo _ esclarece Rodrigo Goulart, diretor administrativo da 35ª CRE.
Ainda segundo a coordenadoria, em 13 escolas da rede estadual de Santiago, há alunos que dependem do transporte escolar.
"