Por conta de baixa adesão do público, Campanha Nacional de Multivacinação é prorrogada

Arianne Lima

Por conta de baixa adesão do público, Campanha Nacional de Multivacinação é prorrogada
Devido a baixa adesão do público, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país nesta terça-feira (6). A partir de agora, país ou responsáveis terão até o dia 30 de setembro para levar crianças e adolescentes até 15 anos para se imunizar contra as doenças como coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus e hepatites A e B, entre outras. 

Leia também

Projeto com foco em Saúde bucal atende mais de 1,6 mil pessoas em Santa MariaPiso da enfermagem: advogada explica que profissionais da saúde que já receberam reajuste não poderão ter salário reduzidoEgressa da UFSM publica artigo sobre violência obstétrica e ganha destaque em prêmio brasileiro de Antropologia

Baixa cobertura

Originalmente, a campanha terminaria nesta sexta-feira (9). Entretanto, a meta, que é atingir cobertura vacinal igual ou maior que 95% do público-alvo, não foi alcançada. Entre as prioridades da vacinação, está o aumento do índice de imunização contra a Poliomielite, conhecida por causar paralisia infantil.

Conforme o painel de vacinação do Ministério da Saúde, Santa Maria tem 13.273 crianças menores de cinco anos aptas para vacinação contra a doença. Deste quantitativo, 4.178 já receberam as doses, o que representa 31, 48% do total. No Programa Nacional de Imunizações (PNI), está previsto que crianças de 1 a 4 anos devem tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Foto: Nathália Schneider (arquivo/Diário)

Multivacinação

Além da Poliomielite, a campanha de multivacinação busca também aumentar a proteção contra outras doenças imunopreveníveis, evitando o crescimento nos índices de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e acima de tudo, óbitos. Durante este período, 17 tipos de imunizantes são ofertados a população. São eles:

PoliomieliteHepatites A e BVaricelaInfluenzaMeningocócica CMeningocócica ACWYHPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)BCGFebre amarelaTríplice viralTríplice bacterianaPneumocócica 10 valentePentavalente (DTP/Hib/Hep B)VRH (Vacina Rotavírus Humano)VOP (Vacina Oral Poliomielite)Covid-19VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Turno estendido

Na busca por garantir o acesso da população as ações dentro e fora do horário normal de atendimento da unidades, postos de saúde.

UBS Dom Antônio Reis

Dia e horário – Terça-feira (6), das 17h às 19h30minEndereço – Rua Izidoro Grassi, 277, Bairro Nossa Senhora Medianeira

UBS Oneyde de Carvalho

Dia e horário – Terça-feira (6), das 17h às 19h30minEndereço – Rua Victorio Lorenzi, 100, Bairro Lorenzi

UBS Wilson Paulo Noal

Dia e horário – Quinta-feira (8), das 17h às 19h30minEndereço – Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi

UBS Ruben Noal

Dia e horário – Quinta-feira (8), das 17h às 19h30minEndereço – Avenida Paulo Lauda, 80, Bairro Tancredo Neves

Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Feirante de Santa Maria recicla embalagens para vender mudas de plantas Anterior

Feirante de Santa Maria recicla embalagens para vender mudas de plantas

Soldado de 19 anos é preso após furtar dois veículos no Hospital Geral do Exército de Santa Maria Próximo

Soldado de 19 anos é preso após furtar dois veículos no Hospital Geral do Exército de Santa Maria

Geral