
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Nesta segunda-feira, inicia a fresagem no asfalto das ruas Radialista Osvaldo Nobre e das Bergamoteiras, no Bairro Juscelino Kubitschek. Por isso, o trânsito no local terá alterações. Um trecho da Rua das Bergamoteiras, entre as ruas das Laranjeiras e das Pereiras, será completamente bloqueado.
Empresas adotam canteiros da Presidente Vargas para viabilizar melhorias
Com isso, a linha de ônibus Boi Morto, no sentido Centro-Bairro, vai ser desviada pela Osvaldo Nobre. A linha Parque Pinheiro Machado, no sentido contrário, que ingressaria na Bergamoteiras, vai ser desviada para a Rua das Videiras, Rua das Laranjeiras e, só então, para a Osvaldo Nobre.
A ideia é realizar os bloqueios quadra a quadra, de acordo com o avanço da obra. Com isso, se houver uma parada de ônibus no local, ela será transferia para a via seguinte, por onde a linha será desviada.
O cronograma pode sofrer alterações em função de condições climáticas.
A OBRA
Foi assinada, na sexta-feira, a ordem de serviço para o começo das obras de recuperação asfáltica e drenagem pluvial nas ruas Radialista Osvaldo Nobre e das Bergamoteiras. O investimento será de mais de R$ 300 mil e a previsão de término é de 60 dias.
Pedágios na região dividem opinião de motoristas e entidades
Ao todo, a intervenção ocorre em um trecho de 1,7km (1.120 metros da Radialista Osvaldo Nobre e 580 metros das Bergamoteiras). As obras acontecem da rotatória junto ao Arroio Cadena, onde termina a Osvaldo Nobre e começa a Rua Venâncio Aires, passando pelas Bergamoteiras até a esquina com a Alcides Roth.
De acordo com o prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom, o trecho é a principal via de acesso do Centro para a Região Oeste e necessitava de uma intervenção profunda, que é o que está previsto para ser realizado.
A empresa responsável pela parte da drenagem pluvial, pela recomposição da rede, pela fresagem e pelo fornecimento da massa asfáltica é a Della Pasqua Engenharia. Já a execução da recomposição do pavimento será feita por servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. O custo total da obra é previsto em quase R$ 318 mil.