A motivação se refere a um comportamento causado por uma necessidade percebida. Satisfeita uma necessidade, surge outra em seu lugar, e assim por diante. Os indivíduos precisam satisfazer suas necessidades para se motivar e alcançar seus objetivos. A motivação é algo interno de cada pessoa. É o motivo que o indivíduo reconhece e que o impele a gerar alguma ação.
Algumas empresas enfrentam problemas com a falta de motivação, e os motivos podem estar relacionados às seguintes questões: 1) não há nada no ambiente organizacional que entusiasme seus funcionários; 2) o ambiente organizacional é visto pelos funcionários apenas como local de troca: tempo versus dinheiro; 3)a gestão não incentiva seus funcionários; 4) alguns gestores enxergam seus funcionários como peças passíveis de troca a qualquer momento; 5) não pesquisa seu clima organizacional; 6) não desenvolve competências; 7) não há preocupação com os aspectos de segurança e bem-estar; 8) a alta gestão emprega técnicas de coerção, criando ambiente onde o respeito está associado ao medo e não à competência; 9) não há investimento em treinamento e desenvolvimento; 10) há centralização das tarefas.
Pode-se dizer que o maior e mais importante desafio é não considerar as pessoas como recursos, mas como parceiras ou colaboradoras ativas que criam e transformam. Nesse sentido, os gerentes devem levar em consideração, os seguintes aspectos: 1) motivação e envolvimento das pessoas na busca por resultados; 2) sensibilização das pessoas e equipes para a ação alinhada com a missão, visão e objetivos estratégicos; 3) valorização do conhecimento, da criatividade, da inovação e do talento.
As pessoas precisam de uma liderança forte, motivada e vibrante. Precisam de apoio, empatia, de um líder sintonizado com as emoções da equipe. As pessoas se sentem realizadas quando encontram esse ideal – e sentido naquilo que fazem. Sentem-se motivadas quando enxergam no trabalho um caminho para a realização do seu sentido. O segredo da motivação é identificar o que motiva o profissional. Só se conseguirá trabalhar com pessoas realmente motivadas, caso se tenha suficiente sensibilidade para conhecer tais necessidades, entender o que move cada um. “Cada pessoa se motiva por uma razão diferente.”
O que você pode fazer para ajudar na motivação? Alinhar expectativas, agradecimento pessoal e verbal, promoção por desempenho. Sendo um bom líder. Desenvolvendo e estimulando o trabalho em equipe, reconhecendo e identificando as necessidades dos membros da equipe. A motivação cria diferencial competitivo, e pessoas motivadas contribuem para um bom clima organizacional. Pense sobre isso e mãos à obra!
Leia o texto de George Canfield