Uma exposição em 360° com tecnologias imersivas, interação e um espetáculo audiovisual com música ao vivo levará o público ao universo de Virtual Ritual, primeiro filme em realidade virtual realizado em Santa Maria. A estreia do projeto, que foi financiado pela Lei Aldir Blanc e idealizado e dirigido pela multiartista internacionalmente premiada Carolina Berger, ocorre no dia 13 de outubro, em formato de exposição, no Museu de Arte, Ciência e Tecnologia (MACT), que fica no mezanino do Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A narrativa é conduzida por seis avatares representando a natureza, que seria a premissa para a restauração da conexão humana frente aos efeitos dos usos excessivos das mídias na sociedade. O elenco de artistas do teatro e da dança, composto por santa-marienses, que criaram os avatares que aparecem no filme, também estará presente na noite de estreia. O público terá a experiência única de ver projeções do processo de criação dos personagens na cúpula do Planetário, acompanhadas por música ao vivo.
Depois da noite de estreia, o MACT fica aberto durante 10 dias, com visitação gratuita para grupos de 12 pessoas à exposição Virtual Real, para que o público possa viver novas experiências com as tecnologias imersivas. Na exposição, os visitantes poderão assistir ao filme 360°, de 12 minutos, com óculos de realidade virtual, além de participar de uma imersão no processo criativo e tecnológico da realização da obra. Carolina Berger, que também conduziu o processo coreográfico e de composição dos avatares com o elenco, conta que o objetivo do projeto é fazer com que as pessoas, através da tecnologia, voltem a confiar em si mesmas e na natureza.
– É uma forma de expressar, no momento atual, como podemos dar novos rumos para as tecnologias, como instrumentos de conhecimento e, no caso da realidade virtual, como instrumento de aprendizado e troca – explica Carolina.
A diretora de Virtual Real, Carolina Berger, durante preparação com o elenco que criou os avatares do filme. (Foto: Gika Oliva)
Avatares
Os visitantes poderão visualizar os próprios avatares, a partir da tecnologia de escaneamento do corpo, mesmo processo utilizado na criação dos personagens de Virtual Real. A interação com as próprias imagens no universo da obra é uma experiência inédita. A exposição incentiva os participantes a criarem danças e formas visuais com, para, depois mostrar o resultado da criatividade em plataformas de redes sociais.
– O público pode se entregar à experiência para que olhe para a natureza e para a realidade de uma forma mais contemplativa, voltada a fazer parte desse espaço virtual como um ambiente de criação. Queremos que as pessoas sintam-se parte disso tudo – finaliza Carolina.
Agende-se
O quê – Estreia de “Virtual Ritual”Quando – Quinta-feira, dia 13, às 17hOnde – Museu de Arte, Ciência e Tecnologia, no mezanino do Planetário da UFSMQuanto – De graçaAgendamento – Pelo e-mail [email protected]ção – de 14 até 23 de outubro, das 8h às 12 e das 14 às 15h
Leia todas as notícias