Planetário da UFSM recebe exposição do primeiro filme em realidade virtual realizado em Santa Maria

Bernardo Abbad

Planetário da UFSM recebe exposição do primeiro filme em realidade virtual realizado em Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos

Uma exposição em 360° com tecnologias imersivas, interação e um espetáculo audiovisual com música ao vivo levará o público ao universo de Virtual Ritual, primeiro filme em realidade virtual realizado em Santa Maria. A estreia do projeto, que foi financiado pela Lei Aldir Blanc e idealizado e dirigido pela multiartista internacionalmente premiada Carolina Berger, ocorre no dia 13 de outubro, em formato de exposição, no Museu de Arte, Ciência e Tecnologia (MACT), que fica no mezanino do Planetário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A narrativa é conduzida por seis avatares representando a natureza, que seria a premissa para a restauração da conexão humana frente aos efeitos dos usos excessivos das mídias na sociedade. O elenco de artistas do teatro e da dança, composto por santa-marienses, que criaram os avatares que aparecem no filme, também estará presente na noite de estreia. O público terá a experiência única de ver projeções do processo de criação dos personagens na cúpula do Planetário, acompanhadas por música ao vivo.

Depois da noite de estreia, o MACT fica aberto durante 10 dias, com visitação gratuita para grupos de 12 pessoas à exposição Virtual Real, para que o público possa viver novas experiências com as tecnologias imersivas. Na exposição, os visitantes poderão assistir ao filme 360°, de 12 minutos, com óculos de realidade virtual, além de participar de uma imersão no processo criativo e tecnológico da realização da obra. Carolina Berger, que também conduziu o processo coreográfico e de composição dos avatares com o elenco, conta que o objetivo do projeto é fazer com que as pessoas, através da tecnologia, voltem a confiar em si mesmas e na natureza.

– É uma forma de expressar, no momento atual, como podemos dar novos rumos para as tecnologias, como instrumentos de conhecimento e, no caso da realidade virtual, como instrumento de aprendizado e troca – explica Carolina.

A diretora de Virtual Real, Carolina Berger, durante preparação com o elenco que criou os avatares do filme. (Foto: Gika Oliva)

Avatares

Os visitantes poderão visualizar os próprios avatares, a partir da tecnologia de escaneamento do corpo, mesmo processo utilizado na criação dos personagens de Virtual Real. A interação com as próprias imagens no universo da obra é uma experiência inédita. A exposição incentiva os participantes a criarem danças e formas visuais com, para, depois mostrar o resultado da criatividade em plataformas de redes sociais.

– O público pode se entregar à experiência para que olhe para a natureza e para a realidade de uma forma mais contemplativa, voltada a fazer parte desse espaço virtual como um ambiente de criação. Queremos que as pessoas sintam-se parte disso tudo – finaliza Carolina.

Agende-se

O quê – Estreia de “Virtual Ritual”Quando – Quinta-feira, dia 13, às 17hOnde – Museu de Arte, Ciência e Tecnologia, no mezanino do Planetário da UFSMQuanto – De graçaAgendamento – Pelo e-mail [email protected]ção – de 14 até 23 de outubro, das 8h às 12 e das 14 às 15h

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artista santa-mariense de 4 anos realiza exposição com abertura de grupo de dança nesta terça-feira Anterior

Artista santa-mariense de 4 anos realiza exposição com abertura de grupo de dança nesta terça-feira

Arte contemporânea em evidência na exposição coletiva “Urgências Tardias” Próximo

Arte contemporânea em evidência na exposição coletiva “Urgências Tardias”

Geral