Por meio das convenções partidárias, chegaram a ser 12 nomes lançados. Porém, Pedro Ruas (PSol), que chegou a lançar o nome ao governo do Estado, desembarcou da disputa e optou por apoiar Edegar Pretto (PT) sendo, inclusive, o seu candidato a vice.
Entre as alianças fechadas, o nome de Gabriel Souza (MDB), como candidato a vice de Eduardo Leite (PSDB), que tenta à reeleição, figurou entre uma das decisões mais polêmicas dentro dos partidos, o que refletiu no descontentamento público de alguns emedebistas conhecidos do Estado.
As outras coligações aparecem com Roberto Argenta (PSC) e Nívea Rosa (Solidariedade); Onyx Lorenzoni (PL) e Cláudia Jardim (PL); Luis Carlos Heinze (Progressistas) e Tanise Sabino (PTB); Carlos Messalla (PCB) e Edson Canabarro (PCB).Concorrem com chapa pura: PSTU, com Rejane de Oliveira e Vera Rosane; Novo, com Ricardo Jobim e Rafael Dresch; PSB, com Vicente Bogo e Josi Paz; PDT, com Vieira da Cunha e Regina Costa dos Santos; e PCO, com Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior e Mário César Zettermann Berlese Filho.
50% + 1 dos votos
Eleito com periodicidade de quatro anos no poder, por meio do sistema de sufrágio universal ou votação em dois turnos, será eleito o candidato que obtiver em primeiro turno, 2 de outubro, 50% mais um dos votos. Caso contrário, a disputa vai ao segundo turno, neste ano finalizado em 30 de outubro, entre os dois candidatos mais votados no primeiro. Candidatos a governadores podem tentar à reeleição.
Veja quem são os candidatos ao governo do Estado*
Edegar Pretto (PT)
Vice – Pedro Ruas (PSol)Frente da Esperança – PT, PCdoB e PV (federação)/PSol e Rede (federação)
Eduardo Leite (PSDB)
Vice – Gabriel Souza (MDB)Um só Rio Grande – PSDB e Cidadania (federação)/Podemos / União Brasil/ MDB/PSD
Luis Carlos Heinze (Progressistas)
Vice – Tanise Sabino (PTB) Coligação Trabalho e Progresso –Progressistas/PTB
Onyx Lorenzoni (PL)
Vice – Cláudia Jardim (PL)Para Defender e Transformar o Rio Grande – PL e Republicanos
Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior (PCO)
Vice – Mário César Zettermann Berlese FilhoColigação – Partido da Causa Operária (PCO)
Rejane de Oliveira (PSTU)
Vice – Vera Rosane (PSTU)Chapa pura
Roberto Argenta (PSC)
Vice – Nívea Rosa (Solidariedade)Frente Humanista Cristã – PSC/Solidariedade/Agir
Ricardo Jobim (Novo)
Vice – Rafael Dresch (Novo)Chapa pura
Vicente Bogo (PSB)
Vice – Josi Paz (PSB)Chapa pura
Vieira da Cunha (PDT)
Vice – Regina Costa dos Santos (PDT)PDT/Avante
Carlos Messalla (PCB)
Vice – Edson Canabarro (PCB)PCB
*Nomes oficializados nas convenções partidárias, que tinham até 5 de agosto para definir seus candidatos. Os nomes precisam ser registrados junto à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Até o fechamento desta edição, para o governo do Estado, somente as assessorias dos candidatos Carlos Messalla e Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior não retornaram à reportagem do Diário. Eles também não estavam registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia o restante desta reportagem:
Onze cidades da região terão pelo menos 50 candidatos a deputado12 candidatos na corrida à presidência da República9 gaúchos peleiam pela única cadeira ao SenadoRegião Central representada por pelo menos 54 candidatos a deputados