Dois pichadores foram detidos em flagrante na Praça do Mallet, no bairro Passo Dareia em Santa Maria, por volta das 3h desta quinta-feira. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria. De acordo com a Brigada Militar (BM), uma jovem de 18 anos e um de 22 pichavam a praça e os arredores. Eles não reagiram a abordagem e foram apreendidas latas de tinta spray.
Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e liberados após registro da ocorrência. Eles responderão pelo crime em liberdade. Responsabilização Desde o dia 2 desde mês está valendo a lei conhecida como lei antipichação.
Quem for flagrado pichando pela primeira vez, como foi o caso dos pichadores nesta madrugada, terá de pagar multa de R$ 2,7 mil. Em caso de reincidência, a multa é de R$ 5,4 mil. Os pichadores também terão de arcar com os reparos.
Conforme o projeto, se a infração for cometida por adolescente, o conselho tutelar acompanhará o caso e os pais terão de pagar a multa. Antes, pichação era considerada crime ambiental. Já está em vigor, também, o telefone 153. Ele é dedicado para denúncias de pichação e de vandalismo.
"