Seguindo o cronograma da Semana Animal 2022, o Lar Vila Itagiba recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), os cães Suzy, Kiara, Dudu, Uli e Nina para uma ação de pet terapia. A iniciativa envolveu passeios, brincadeiras e muito carinho entre os animais e os atendidos pela instituição.
Entre as atividades com os cães, os vovôs e vovós do lar jogaram bolinha, caminharam levando os animais pela guia, escovaram o pêlo, fizeram muitos cafunés, deram abraços e receberam lambeijos em retorno.
Para atuarem na pet terapia, os animais seguem uma série de fatores, como serem sociáveis com pessoas e outros animais, calmos, dóceis. Precisam se deixar manipular, já que os atendidos pela terapia podem querer pegá-los no colo. Todos esses requisitos facilitam para que a atividade seja bem sucedida.
A Terapia Assistida com Animais (TAA) tem, entre os benefícios, a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca de pacientes, além da melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da autoestima das pessoas. A terapia também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva.
Foto: Marcelo OliveiraFoto: Marcelo OliveiraFoto: Marcelo OliveiraFoto: Marcelo Oliveira
Arrecadação
Uma das iniciativas é a campanha de arrecadação de ração para cães e gatos. A ação também aceita areia para gatos. Os itens serão destinados a grupo que atendem animais resgatados. A atividade faz parte da Semana Animal, promovida pela Superintendência de Bem-Estar Animal, que ocorre até este domingo.
Hoje, ocorre uma palestra sobre educação ambiental, às 14h, para os alunos da Escola Pão dos Pobres, e uma Blitz Educativa, na Avenida Medianeira, às 17h.
*com informações da A.I. da prefeitura de Santa Maria
Leia todas as notíca