santa maria

Pesquisa vai aplicar mais 500 testes rápidos neste fim de semana

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A pesquisa inédita que mapeia o coronavírus no Rio Grande do Sul vai aplicar mais de 4,5 mil testes rápidos em nove cidades gaúchas neste sábado e domingo. Em Santa Maria, 500 moradores devem participar de um questionário e realizar o teste rápido para a Covid-19. 

Idosos com sintomas de coronavírus poderão fazer testes rápidos no RS

O estudo, encomendado pelo governo do Estado, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela é dividida em quatro etapas realizadas, além de Santa Maria, também nas cidades de Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. As próximas fases estão programadas para 9 a 11 de maio e 23 a 25 de maio.

_ Essa segunda etapa vai permitir uma compreensão mais clara do avanço do vírus em diferentes regiões _ explicou o coordenador geral da pesquisa e reitor da Ufpel Pedro Hallal.

Na primeira etapa, foram testados 4,1 mil gaúchos e dois atestaram positivo para a doença. A partir dos dados coletados, o resultados apontaram que o número de pessoas que já contraíram o vírus é sete vezes maior do que o número de casos notificados, ou seja, pelo menos 5.650 casos. 

COMO É FEITA A PESQUISA
Em cada cidade, são sorteados aleatoriamente os domicílios que entram no estudo. Em cada casa, um novo sorteio determina o morador que irá realizar o teste rápido - são casas e moradores diferentes da primeira fase da pesquisa. As pessoas são convidadas a responderem um questionário e realizarem o teste rápido com uma gota de sangue da ponta do dedo.

A análise do exame leva em torno de 15 minutos e o teste detecta a presença de anticorpos - defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Caso o resultado seja positivo,  os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.

RS confirma mais duas mortes por Covid-19

Todos os entrevistadores estarão devidamente identificados e vestidos com equipamentos de proteção individual. Em caso de dúvida, a população pode ligar para o telefone da Brigada Militar ou da Guarda Municipal, pois os órgãos estarão a par dos locais de atuação da pesquisa.

Os resultados da segunda etapa da pesquisa serão divulgados na próxima semana. 

ESTUDO TAMBÉM SERÁ FEITO EM TODO O BRASIL
A partir da próxima semana, a pesquisa será feita a nível nacional. Ela será financiada pelo Ministério da Saúde e serão aplicados 99.750 testes rápidos em 133 cidades brasileiras, incluindo o Rio Grande do Sul.

As entrevistas e as aplicações dos testes serão feitas nos mesmos moldes do que já está sendo feito no Estado. Inclusive, Santa Maria também deve participar da pesquisa nacional, com outra rodada de testes rápidos - o cronograma da pesquisa regional segue sem alteração. 

A expectativa é que a pesquisa já comece no primeiro fim de semana de maio, no sábado e domingo. Ela será feita em três etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Família procura por desaparecido há um mês

Próximo

Bombeiros combatem fogo em vegetação na zona norte de Santa Maria

Geral