Pesm sedia pré-conferência de saúde no sistema penitenciário

Lenon de Paula

Pesm sedia pré-conferência de saúde no sistema penitenciário
Fotos: Susepe (Divulgação)Fotos: Susepe (Divulgação)

Na última quinta-feira (23), a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) sediou a Pré-Conferência de Saúde no sistema penitenciário. 

A iniciativa, que pela primeira vez contou com a participação de apenados usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliou os nove meses de existência da Unidade Básica de Saúde (UBS) prisional, junto a Pesm; e elaborou propostas para avanços na saúde prisional. As discussões servem de base para as propostas que serão levadas à Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 31 de março e 01 de abril deste ano no Hotel Itaimbé Palace Hotel.

– Foi feita a construção, um planejamento pros próximos anos, o que se espera construir, o que se pretende melhora. Aqui os presos fizeram proposições, ouvimos o que eles esperam do sistema de saúde que eles utilizam – considera a coordenadora técnica regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Adriana Rosa. 

A coordenadora considera que a realização da Pré-Conferência na Pesm é um marco nas ações de saúde pública prisional e de controle social, pelo ineditismo de dar protagonismo às pessoas privadas de liberdade e aos trabalhadores de saúde:

– Todos os municípios realizam conferências de saúde a cada dois anos, mas na nossa região penitenciária é a primeira vez que usuários do SUS em situação de prisão participam.

A atividade reuniu gestores da Secretaria Municipal de Saúde e da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (2ª DPR) da Susepe, bem como trabalhadores da UBS prisional, que é composta por servidores da Secretaria Municipal de Saúde e técnicos superiores penitenciários. Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Santa Maria, Maria do Carmo Quagliato, e a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.  

UBS prisional

A Pesm é a única instituição prisional da região que conta com uma UBS prisional. Segundo Adriana, o órgão proporciona aos apenados atendimento médico completo, e conta com assistente social, psicóloga, nutricionista, dentista e farmacêutica, dentre outras especialidades. Nas demais unidades prisionais da 2ª DPR, o atendimento médico ocorre de maneira mais pontual, com serviços de enfermagem, e médicos clínicos. Nas instituições de menor porte, o atendimento médico ocorre em unidades da rede pública do Sus.

Conferência Municipal de Saúde

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, em virtude da referência que celebra os 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria foi lançada no Plenarinho da Câmara de Vereadores no dia 6 de março. O evento ocorre no Itaimbé Palece Hotel nos dias 31 de março, a partir das 18h, e dia 1º de abril, das 8h às 19h, com intervalo para almoço. As inscrições serão realizadas no local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde Anterior

ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde

Paim e o reconhecimento aos lanceiros Próximo

Paim e o reconhecimento aos lanceiros

Geral