Saúde

Pela oitava vez no ano, Pronto-Socorro do Hospital Universitário está superlotado 

Thays Ceretta

O Pronto-Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) "fechou" as portas mais uma vez. O quadro de superlotação é uma situação que se repete há anos e, em 2017, chegou à oitava vez. Até as 18h de ontem, havia 68 pacientes no local onde a capacidade é para 42 – sendo 23 em leitos e 19 em macas. Mas 45 pessoas estavam em macas improvisadas no corredor.

A direção do hospital comunicou a situação à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e às prefeituras da região para que não enviem pacientes. Apenas urgências e emergências estão sendo atendidas. Nos casos mais simples, os pacientes são orientados a procurar os pronto-atendimentos, que funcionam 24h, ou as unidades básicas de saúde.

SUS disponibiliza mais um medicamento para o tratamento da esclerose múltipla

No PS do Husm, são prestados atendimentos nas áreas da traumatologia e oncologia, entre outras demandas. Mais de 50 profissionais – entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas – prestam atendimento à população. O chefe de Gestão de Cuidados do hospital, Salvador Penteado, não esconde a insatisfação.

– Parece que está muito cômodo para os gestores estaduais. Todo mundo está lavando as mãos, e o Husm que resolva o problema. Os profissionais nunca deixaram de atender, sempre fazem o melhor possível, mas eles também são humanos. Desde sexta-feira, estamos trabalhando com cerca de 75 pacientes no pronto-socorro, assim que dá, vamos dando alta– ressalta Penteado.

Enquanto isso, Penteado salienta que o Hospital Regional de Santa Maria, que foi entregue em setembro do ano passado, segue com as portas fechadas. Para ele, a situação está assim por falta de vontade política.

O Husm recebe pacientes de Santa Maria e de mais 44 municípios da região por ser referência em serviços de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2016, a unidade "fechou" as portas por 12 vezes. 

Pesquisa fornece treinamento físico gratuito para pessoas com colesterol alto


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

AO VIVO: Cpers aprova greve nas escolas estaduais a partir de hoje

Próximo

Pedestre é assaltada em São Sepé

Geral