O balanço da primeira semana de operação dos novos pedágios da RSC-287, obtido com exclusividade pela coluna, aponta que a praça de cobrança do distrito de Palma, em Santa Maria, é a terceira com maior movimento, ficando atrás só dos pedágios antigos, de Venâncio Aires e Candelária. De 16 a 22 de outubro, a média no pedágio de Santa Maria, no km 220, ficou em 6.651 veículos leves, como carros e motos, e 1.257 veículos pesados. Mas vale lembrar que veículos pesados têm vários eixos, e isso é levado em conta. Isso dá um total de 7.907 veículos por dia. O número é 23% superior ao dos estudos do governo do Estado que embasaram a concessão da rodovia. Na contagem feita na época, a estimativa era de 6.409 veículos por dia. Nessa primeira semana, foram 7.907, o que representa 1.498 veículos a mais por dia.
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A concessionária Rota de Santa Maria analisou os dados e também reforça essa percepção. Segundo a empresa, “a praça 5, de Santa Maria, está com o tráfego acima do previsto, principalmente de veículos leves (84%). Durante a semana, o tráfego de leves gira em torno de 79% e, no fim de semana, 94%”.
Como a contagem é de apenas uma semana, ainda será preciso aguardar mais um tempo para fazer uma análise mais aprofundada. Porém, se essa estimativa se mantiver, poderá reforçar o pleito de Santa Maria e região para exigir do governo do Estado a antecipação da duplicação do trecho entre o trevo do Aeroporto e a Quarta Colônia. Pelo contrato com a Rota, a previsão seria duplicar esse trecho somente entre 2040 e 2042, ou quando for atingida a cota de 18 mil eixos equivalentes por dia (nessa conta, um caminhão de 5 eixos não é contado como um veículo, mas como 4 eixos). Atualmente, no pedágio de Santa Maria, são 10,5 mil eixos equivalentes por dia.
A Rota já anunciou que vai antecipar a duplicação de Tabaí até Novo Cabrais e concluí-la totalmente até 2026, e não esperar até 2030, como previsto no contrato. Para Novo Cabrais a Santa Maria, a intenção seria antecipar e fazer tudo até 2028 ou 2029. Porém, se o tráfego se mantiver em crescimento, a duplicação de Santa Maria à Quarta Colônia poderia sair antes. Mas isso dependerá de autorização do governo do Estado, já que impactaria em reajuste da tarifa de pedágio para compensar a antecipação.
Em Paraíso do Sul, a média na primeira semana de cobrança foi de 4.237 veículos leves por dia, e 1.243 pesados, num total de 5.480 diários. Em eixos equivalentes, a média ficou em 8,3 mil por dia. Já em Taquari, o total ficou em 5.741 veículos por dia, ou 8,6 mil eixos equivalentes diários.
Quanto às filas ocorridas nos primeiros dias de cobrança, elas acabaram reduzindo com o passar do tempo e com os ajustes feitos no sistema.
– Nosso diretor, por conhecer o tráfego na região, já previu duas cabines reversíveis na praça de Santa Maria, em vez de só uma, como em outras praças. Então, nas sextas-feiras e domingos, revertemos o sentido das duas cancelas conforme o tráfego, que é bem intenso em determinado sentido, em alguns horários – diz o diretor geral da Rota, Renato Bortoletti.
LevesPesadosTotalP1 – Taquari4.4421.2995.741P2 – Venâncio10.0902.55212.642P3 – Candelária7.1451.7818.926P4 – Paraíso do Sul4.2371.2435.480P5 – Santa Maria6.6511.2577.907Total32.5658.13240.696
O que diz a concessionária
Para a Concessionária Rota de Santa Maria, a primeira semana de Operação Definitiva nas três novas praças de pedágio foi positiva, considerando o planejamento realizado e a operação assistida que ocorreu anterior ao início da cobrança a fim de capacitar as equipes na prática.Com relação ao tráfego de veículos, o mesmo está, relativamente, dentro das expectativas. Na P01 (Taquari) e P04 (Paraíso do Sul), o tráfego principal é de veículos leves (77%). Sendo que, durante a semana, o tráfego de leves fica em 70% e final de semana 90%.Já na P05 (Santa Maria), está com o tráfego acima do previsto, principalmente de veículos leves (84%). Durante a semana, o tráfego de leves gira em torno de 79% e no fim de semana, 94%.