Parte interna do prédio da SUCV não tem previsão de revitalização

Rebeca Kroll

Parte interna do prédio da SUCV não tem previsão de revitalização
Foto: Nathália Schneider

Quem passa pelo cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires já percebeu que o histórico Edifício João Fontoura Borges, o prédio da SUCV, está de cara nova. A recuperação do telhado e da fachada do prédio terminaram, no entanto não há previsão de revitalização da parte interna.

Atualmente somente o andar térreo funciona e os demais devem continuar interditados por mais tempo. De acordo com o vice-prefeito Rodrigo Décimo a Prefeitura de Santa Maria não tem mais nenhum projeto em relação ao prédio até o momento:

– Nós não temos uma atualização em relação a parte interna, foi feita a recuperação do telhado, da fachada, mas para a parte interna nós não temos ainda nenhum projeto. Estamos nos debruçando hoje em alguns projetos complementares. Os nossos arquitetos e engenheiros estão focando os seus esforços em outros projetos, mas na sequência iremos voltar ao prédio da SUCV.

Decimo salienta que existe uma ideia de transformar o edifício em um museu de artes que iria complementar os objetivos do Distrito Criativo. Inicialmente a Prefeitura pretendia ocupar os andares superiores com a estrutura administrativa da Secretaria de Cultura, no entanto agora ela deve se estabelecer na Casa de Cultura que deve ser revitalizada.

Patrimônio Histórico

O prédio foi inaugurado em 1926 com o objetivo de abrigar a Sociedade União de Caixeiros Viajantes (SUCV) e carrega essa marca até hoje. Somente o andar térreo funciona, os demais estão interditados. A fachada da construção é tombada como patrimônio histórico municipal. A revitalização faz parte do movimento de criação do Distrito Criativo Centro-Gare, dentro do qual a prefeitura tem como tarefa a recuperação de prédios históricos do município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hemocentros tendem a registrar queda nas doações de sangue no final deste ano Anterior

Hemocentros tendem a registrar queda nas doações de sangue no final deste ano

Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos Próximo

Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos

Geral