A Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta-feira, uma operação para combater o tráfico de drogas e os roubos a estabelecimentos comerciais e a residências em Santa Maria.
Foram cumpridos um mandado de prisão e 10 de busca e apreensão no Residencial Zilda Arns, na Vila Maringá, bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e outro de prisão no bairro Boi Morto, na Região Oeste.
Três pessoas foram presas, todas suspeitas de participar de um assalto a uma joalheria em Camobi em 6 de novembro deste ano. No roubo, foram levadas joias avaliadas em R$ 100 mil e uma televisão.
No Residencial Zilda Arns, foi preso temporariamente um homem de 42 anos. Ele já tinha mandado de prisão por participação no roubo. O homem (que não teve o nome divulgado) foi levado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
No bairro Boi Morto, foi preso um casal de namorados, também suspeito do mesmo crime. O homem, de 22 anos, tinha mandado de prisão temporária. Ele irá para a Pesm. A namorada dele estava junto e foi presa em flagrante por tráfico de drogas. No local, a polícia encontrou 10 quilos de maconha. Ela será levada para o Presídio Regional de Santa Maria.
Investigação
De acordo com o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, parte das joias roubadas na joalheria foram recuperadas durante as prisões. A suspeita é que a outra parte tenha sido usada para financiar o tráfico de drogas. Na manhã desta quarta-feira, o dono da joalheria reconheceu as joias como sendo de sua empresa e também os suspeitos.
A investigação começou no dia 6 deste mês. De acordo com o delegado, o foco é o narcotráfico, já que ele é carro chefe dos demais crimes. Há suspeita de que outras pessoas tenham comprado as joias roubadas. Parte desse material foi achado em três casas do bairro Parque Pinheiro Machado nesta manhã. Mas não havia pessoas nos locais.
Cerca de 30 policiais da 4ª Delegacia de Polícia Civil (4ª DP) e da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) participaram da ação, que foi deflagrada por volta das 5h50min e terminou por volta das 7h desta quarta.