Neste domingo, 17 de julho, o município de Dona Francisca, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, completa 57 anos de emancipação. A primeira povoação estabeleceu-se na Linha do Moinho, onde Antônio Cassol, pioneiro da imigração italiana na Quarta Colônia, adquiriu um lote. O colonizador instalou um moinho de milho, movido pela água de um arroio, considerada a primeira indústria da colônia. O moinho transformava o milho em farinha, utilizada na alimentação.
Dona Francisca é privilegiada pelo Rio Jacuí e situa-se aos pés da Serra Geral. As montanhas ao entorno abrigam fósseis de animais pré-históricos, um diferencial dos municípios da Quarta Colônia. Em 1973, a região ficou conhecida como “Vale dos Dinossauros”.
Atualmente, com 2.999 mil habitantes, a economia local é baseada na agricultura, com predominância da cultura do arroz, seguida pelo fumo. A cidade tem como prefeito, Olavo José Cassol (MDB).
Leia também:
Comitiva de Nova Palma visita sede do Diário Dona Francisca atua para construir um novo tempo
Conforme, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo da cidade Ricardo Zimmer, Dona Francisca pode ser considerado um efervescente município da Quarta Colônia.– Nossa cidade tem importância para área da paleontologia e, junto a oito municípios da região faz parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), conselho que administra as ações direcionadas ao desenvolvimento social, econômico, sustentável e turístico da região. Parabéns, Dona Francisca, pelos 57 anos de emancipação!
Leia todas as notícias