Palestra com rapper MV Bill reúne centenas de alunos da rede municipal de educação

Leandra Cruber

Palestra com rapper MV Bill reúne centenas de alunos da rede municipal de educação
Fotos: Eduardo Ramos

O encerramento do 1º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais reuniu centenas de adolescentes, jovens e adultos para acompanhar a palestra do rapper, escritor e ator MV Bill, que ocorreu nesta terça, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria. Antes do bate-papo, o grupo Diacono Company, de danças urbanas, subiu ao palco para se apresentar.

Com o tema “Consciência Negra – o antirracismo na prática”, o co-autor do best-seller “Falcão – Meninos do Tráfico” falou sobre experiências pessoais, carreira profissional e incentivou o público jovem a encontrar na educação caminhos para a ascensão profissional.

– Nasci e cresci na Cidade de Deus, periferia muito conhecida. E foi na música, especialmente no movimento Hip Hop, que encontrei um caminho alternativo para aquele que é padrão na periferia: a criminalidade ou a morte. Hoje, é na educação que eu coloco toda minha fé, vejo que são jovens que tem a capacidade de continuar essa luta de combater o racismo – conta.

Ao todo, 700 alunos da rede municipal se inscreveram no evento. Além disso, a Secretaria de Educação (Smed) realizou uma transmissão online para contemplar todas as 80 escolas da rede municipal de ensino. Para a superintendente de gestão pedagógica da Smed, Gisele Bauer Mahmud, a palestra encerra o ano letivo com chave de ouro e representa os esforços da pasta para promover uma educação de qualidade.

– É muito emocionante vermos alunos, professores, diretores e toda comunidade escolar de Santa Maria juntos para viver esse momento. Entendemos que alguns valores precisam ser trabalhados constantemente com os jovens e a conversa com o MV Bill contribui para o desenvolvimento da cidadania. A cultura da paz está posta como uma das metas das nossas escolas e estamos caminhando para alcançá-la. E esse primeiro fórum congregou várias ações do tipo – comemora.

Na primeira fila de cadeiras do Centro de Convenções, o Ryan Carlos Assis, 12 anos, que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, adorou conhecer o rapper brasileiro e vibrou quando MV Bill contou sobre a proximidade com o grupo Racionais MC’s:

– Eu não conhecia ele, mas adoro o movimento Hip Hop, então gostei muito quando ele começou a falar sobre. Legal ouvir alguém que é do rap e tem sucesso com a música.

Aos 10 anos, a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, Sara Yasmin Alves, gostou de aprender mais sobre a educação antirracista. Ela diz que já participou de conversas sobre o assunto na escola.

– Nos mostra que sofrer bullying por causa da nossa cor, por exemplo, não é normal. É muito bom ouvir isso de alguém que é famoso e que precisou enfrentar muitas coisas para conseguir isso – diz.

Ao fim, MV Bill cantou ao lado de Letícia Prates, produtora cultural de Santa Maria que integra o Coletivo de Resistência Artística Periférica (CO-RAP).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Vereadores de Santa Maria expõe acervo artístico na Assembleia Legislativa Anterior

Câmara de Vereadores de Santa Maria expõe acervo artístico na Assembleia Legislativa

UFSM homenageia mais de 200 membros premiados em 2022 Próximo

UFSM homenageia mais de 200 membros premiados em 2022

Geral