O encerramento do 1º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais reuniu centenas de adolescentes, jovens e adultos para acompanhar a palestra do rapper, escritor e ator MV Bill, que ocorreu nesta terça, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria. Antes do bate-papo, o grupo Diacono Company, de danças urbanas, subiu ao palco para se apresentar.
Com o tema “Consciência Negra – o antirracismo na prática”, o co-autor do best-seller “Falcão – Meninos do Tráfico” falou sobre experiências pessoais, carreira profissional e incentivou o público jovem a encontrar na educação caminhos para a ascensão profissional.
– Nasci e cresci na Cidade de Deus, periferia muito conhecida. E foi na música, especialmente no movimento Hip Hop, que encontrei um caminho alternativo para aquele que é padrão na periferia: a criminalidade ou a morte. Hoje, é na educação que eu coloco toda minha fé, vejo que são jovens que tem a capacidade de continuar essa luta de combater o racismo – conta.
Ao todo, 700 alunos da rede municipal se inscreveram no evento. Além disso, a Secretaria de Educação (Smed) realizou uma transmissão online para contemplar todas as 80 escolas da rede municipal de ensino. Para a superintendente de gestão pedagógica da Smed, Gisele Bauer Mahmud, a palestra encerra o ano letivo com chave de ouro e representa os esforços da pasta para promover uma educação de qualidade.
– É muito emocionante vermos alunos, professores, diretores e toda comunidade escolar de Santa Maria juntos para viver esse momento. Entendemos que alguns valores precisam ser trabalhados constantemente com os jovens e a conversa com o MV Bill contribui para o desenvolvimento da cidadania. A cultura da paz está posta como uma das metas das nossas escolas e estamos caminhando para alcançá-la. E esse primeiro fórum congregou várias ações do tipo – comemora.
Na primeira fila de cadeiras do Centro de Convenções, o Ryan Carlos Assis, 12 anos, que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, adorou conhecer o rapper brasileiro e vibrou quando MV Bill contou sobre a proximidade com o grupo Racionais MC’s:
– Eu não conhecia ele, mas adoro o movimento Hip Hop, então gostei muito quando ele começou a falar sobre. Legal ouvir alguém que é do rap e tem sucesso com a música.
Aos 10 anos, a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, Sara Yasmin Alves, gostou de aprender mais sobre a educação antirracista. Ela diz que já participou de conversas sobre o assunto na escola.
– Nos mostra que sofrer bullying por causa da nossa cor, por exemplo, não é normal. É muito bom ouvir isso de alguém que é famoso e que precisou enfrentar muitas coisas para conseguir isso – diz.
Ao fim, MV Bill cantou ao lado de Letícia Prates, produtora cultural de Santa Maria que integra o Coletivo de Resistência Artística Periférica (CO-RAP).