Saúde

Pacientes protestam contra o fechamento de clínica oftalmológica

"

Contrários ao fechamento da Oftalmoclínica Santa Maria, 13 pessoas protestaram na manhã desta terça-feira em frente à Secretaria de Município da Saúde. A clínica, que há 10 anos atende pacientes da cidade pelo SUS, fechará no final do mês por causa de dificuldades financeiras.

Conforme o médico Alexandre Garcia Rossi, em razão dos valores da tabela do SUS não cobrirem os custos e da falta de repasse de recursos pela prefeitura, há seis meses ele tem de bancar o serviço com dinheiro do próprio bolso. 

– Tenho catarata, agora eu ia fazer cirurgia. Mas não vai ser mais na clínica, porque ela vai fechar – lamentou o porteiro aposentado Walter Goulart de Oliveira, 73 anos, um dos presentes no protesto.

A secretária da Saúde, Vania Olivo, conversou com o grupo. Segundo ela, a responsabilidade pelo serviço é do Estado. No entanto, o município pretende assumir a gestão plena em oftalmologia. Para isso, é preciso que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) autorize a mudança. O tema entrará na pauta da CIB em 18 de fevereiro. Se conseguir assumir a gestão, o município deverá licitar o serviço. Enquanto isso, Vania se comprometeu em verificar a possibilidade de a prefeitura repassar R$ 30 mil por mês para a clínica.

– Vamos ver se teremos recursos e se poderemos fazer isso do ponto de vista legal – diz a secretária.

Outra saída para manter a demanda de 850 consultas e 150 procedimentos por mês na cidade é tentar ampliar o número de atendimentos em Faxinal do Soturno e no Hospital Universitário. 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Fachada da Kiss ganhará novo grafite

Próximo

Policial é baleado na cabeça em cumprimento de mandado em São Sepé

Geral