Existindo o problema, acha-se a solução. Basta querer. Santa Maria tem vários problemas, como qualquer cidade, e deve achar as soluções. Quando se fala que a cidade merece mais é porque seu cidadão merece um tratamento melhor. Seu gari, seu professor, seu empresário. Todos que vivem aqui optaram por este local, e isso deve ser valorizado.
A escolha por Santa Maria se dá porque ela é bonita, agradável, prática e bem localizada. Ela tem morros, muito verde, ótimas escolas e é perto de Rivera. Tirando a estrada e os horários de voo para a Capital, ela seria perfeita. Mas não é. Por culpa nossa.
OPINIÃO: Santa Maria e região precisam de representantes nos Parlamentos
E para quem espera uma explicação para isso ou até um diagnóstico exato, hoje, não será possível. Hoje, vamos falar de futuro, do hoje a partir da leitura dessa palavra, mesmo que este jornal, no momento em que você o lê, já seja de ontem.
Santa Maria vai reagir? Vai melhorar? Vai redesenhar o seu destino e confirmar-se como um polo regional de estudo, de economia e, o que mais importa, de qualidade de vida, como todos nós sonhamos? Por Santa Maria, leia-se, aqui, você, seu vizinho, eu, meu vizinho.
OPINIÃO: Bolsonaro não me representa!
Já são cinco artigos insistindo em Santa Maria e na noção de responsabilidade individual. Cada um é mais do que corresponsável – até porque essa palavra é adorada por quem não assume responsabilidade alguma sobre coisa alguma – é, sim, unicamente responsável por seu carro, seu lixo, seu metro quadrado.
Reagir significa se reconectar. Sim, houve uma desconexão entre o cidadão e a cidade. Você passou a ler notícias de fora, importar-se mais com questões de fora e, o pior, a torcer, vibrar e comemorar mais as questões de fora do que as daqui.
OPINIÃO: Descaminhos eleitorais
Desconectou-se, desistiu, ¿largou de mão¿. E, agora, para mudar, só se você ¿pegar de volta¿. Voltar a ler, importar-se, brigar e vibrar por questões daqui, da sua cidade, onde você e seus filhos vivem.
Santa Maria merece isso, uma segunda chance. Na saúde, na educação, no trânsito. Merece artigos, debates e, obviamente, merece ações práticas no sentido da sua recuperação. Em resumo, Santa Maria merece mais do que estamos lhe dando.
OPINIÃO: Bem-ensinados e mal aprendidos
Por falar em medidas práticas, por mais que se tente fugir da questão do poder público, não tem como ignorar a sua ação ou omissão. Ele está ali, na prefeitura. Quis estar ali, lutou para estar ali, prestou concurso ou foi eleito. Então, merece estar ali, para governar. Temos que falar dele. Ainda mais quando o objetivo disso aqui é chamar a atenção para ações práticas e não apensar-se a um compêndio de boas maneiras.
OPINIÃO: Diretas não é garantia de solução
Não sei você, mas eu vi máquinas na pista. Então, teve estratégia, discussão, organização. Rolou prancheta, conserto, ordem cumprida. Gente na rua, ação concreta ou asfáltica, que seja. Tinha escada no poste, no semáforo, na árvore. As vias estão quase em condições de receber veículos, que, para quem não sabe, é um gênero que engloba diferentes tipos: carro, moto, ônibus, e outras. Ou seja, rico e pobre, todos são afetados, democraticamente. Todos choram ou comemoram.