Estamos na semana mais esperada pelos pequenos (as), o Dia das Crianças! Tudo é festa para eles e para elas. O momento, de fato, fala por si mesmo. As escolas promovem atividades alternativas, as instituições e os clubes realizam festas e recreações para comemorar esse dia especial para meninos e meninas. Mas vamos a um assunto importante: o presente.
Eles e elas aguardam ansiosamente por este momento. No entanto, nem tudo é festa, principalmente, na hora de pagar. Sendo assim, aqui vão algumas dicas e sugestões de como equilibrar a felicidade das crianças e dos pais e, mais especificamente, o bolso das famílias. E, ainda, o impacto para o comércio local.
Vamos às dicas de compras para as famílias:
a) Converse com os seus filhos sobre a pretensão deles, dialogue sobre as opções de presentes e, se for possível, mostre a sua capacidade financeira de quanto você poderá gastar em presentes e regalos;
b) Realizando a dica inicial, você está incentivando e aplicando a educação financeira aos seus filhos. Isso é muito importante nos dias de hoje;
c) Pesquise tanto no comércio local, quanto em sites e etc;
d) Brinquedos importados sofrem com a variação cambial, portanto, são mais caros que os produtos nacionais;
e) Caso opte pelas roupas, procure as promoções, lembre-se que estamos em troca de estação, assim, o comércio de vestuário está recebendo as roupas da nova estação, e os preços podem estar mais caros;
f) Como pagar? Se possível, não se endivide, ou seja, procure pagar à vista e garantir um bom desconto em suas compras;
g) Enfim, programe-se, ajuste-se a sua realidade financeira. Os pequenos também devem aprender a consumir de forma sustentada. Aproveite a data para ensinar esses valores aos seus filhos.
Para os comerciantes, a oportunidade é ímpar. Procure fazer um bom atendimento às famílias. Ajude, de fato, o consumidor em boas escolhas que contemplem a satisfação da criançada e o bolso (dos familiares). Segundo as pesquisas de consumo, essa data é uma das mais importantes do segundo semestre, apenas perde para o Natal.
Ufa! Vamos às compras? Sim, mas com cautela. Lembre-se que o mais importante é o convívio com os seus filhos, curta eles, valorize o momento, brinque e se divirta. Às vezes, um abraço bem apertado é muito mais importante que qualquer coisa material. Feliz dia da criançada!