Crime ambiental

Óleo de posto de combustíveis foi parar em arroio em Santa Maria

Lizie Antonello

O posto de combustíveis Amigo, na Avenida Presidente Vargas, é suspeito de despejo irregular de óleo veicular. O 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar recebeu denúncia na tarde desta quinta-feira e foi ao local, onde foi comprovado o fato.

Segundo o soldado Cláudio Alves dos Santos, que atendeu a ocorrência, o óleo foi despejado em um ralo da rede de esgoto fluvial que leva a água da chuva até um arroio que passa nas proximidades. O caso configura flagrante de crime ambiental de poluição, por isso, o dono do posto, Jeferson Portella, deve ser encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento para registro de ocorrência.

_ Um funcionário do posto estava limpando a caixa separadora de água e óleo do posto e largou o óleo no ralo por engano, sem meu conhecimento. Já foi solucionado. Temos todas as licenças de funcionamento e, em 12 anos, nunca tivemos nenhum problema _ justificou o dono do posto.

Ainda de tarde, funcionários do posto usavam um sugador em uma caixa de esgoto que fica na rua para retirar o óleo derramado.

Conforme o soldado André Luis Dutra Rodrigues, uma pequena quantidade do produto chegou ao arroio:
_ Foi sorte não ter água na rede de esgoto e não estar chovendo, porque o dano poderia ser bem pior.

Uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi chamada para verificar o nível de contaminação e se há necessidade de fazer uma contenção para que o óleo não siga pelo curso d'água.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A desmistificação do câncer de mama e como enfrentá-lo

Próximo

Militar do Exército e a mulher morrem em acidente de trânsito na BR-158

Geral