Os alunos do 1º, 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores tiveram uma semana de aulas diferente. A sala de aula e os conteúdos tradicionais deram lugar às atividades das oficinas Cuidado aos Animais, Olha o Passarinho e Criação de Pandorgas.
Vai fazer Enem? As férias de inverno podem (e devem) ser de estudo
No pátio da escola, cerca de 10 alunos do 1º ano portavam binóculos – orientados por bolsistas da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais (UAP/CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – e apreciavam os pássaros que voavam nas redondezas da instituição. O projeto Olha o Passarinho é coordenado pelo professor Everton Behr, do CCR da UFSM. Eufóricos com cada voo, e aprendendo sobre o respeito à fauna, os pequenos tiveram uma manhã de diversão e aprendizado.
Já nas salas de aulas, os alunos dos 4º e 5º anos aprenderam sobre a importância de conviver em harmonia com os animais e respeitando seus espaços. Quem ministrou a oficina foi o médico veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, Alexandre Caetano.
UFSM recebe sinal verde para tocar projeto do Museu do Conhecimento
Logo após essa atividade, os alunos aprenderam sobre como montar suas próprias pandorgas, ensinados pelo engenheiro florestal da Secretaria, Thomas Edson Freitas da Silva.
Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Vera Simon, o objetivo foi de levar a educação ambiental para dentro das escolas, promovendo oficinas e cursos aos alunos.

A coordenadora dos anos iniciais da Chácara das Flores, Eliane Galvão, reforça que a escola sempre propõe agregar conhecimento, tanto aos professores quanto aos alunos, para dar continuidade às atividades da instituição.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria