Novos geoparques são coroados com a certificação oficial da Unesco em Marrakech em cerimônia marcada por muita emoção

Neste sábado (9) os geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberam o certificado de geoparques mundiais da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos. A conquista, obtida após mais de uma década de trabalho, torna mais conhecidas as duas regiões e suas riquezas mundo afora. Mesmo com o susto causado pelo terremoto que atingiu a localidade na última sexta-feira (8), o momento foi de comemorar a certificação tão esperada. Por questçoes de segurança, a entrega dos certificados aos 18 novos geoparques foi realizada em uma tenda onde eram servidos os almoços. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os primeiros estudos de patrimônio natural e cultural, com foco na geodiversidade, começaram em 2010, em um projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) liderado pelo geólogo André Borba, atual coordenador científico do Geoparque Caçapava do Sul. Borba pode ser considerado um dos pais dos geoparques da região, pois foi ele que, em 2009, participou de um evento e ficou sabendo da possibilidade de transformar a região em um geoparque: 


– Estamos muito orgulhosos deste momento e deste reconhecimento que é para a comunidade de Caçapava, para o patrimônio geológico do município. Além do certificado de geoparque em si, nós ganhamos um prêmio de boas práticas. Este prêmio é para a novelaria Santa Marta. Estamos muito emocionados aqui com o reconhecimento de tantos anos de trabalho. 



Representando a Quarta Colônia o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Flavi Lisboa comenta que a ficha da realização ainda não caiu:


– Estou muito feliz. É a coroação de muito tempo de trabalho.  Desde 2018 estamos trabalhando juntos em uma estratégia de desenvolvimento para os territórios. Foi uma surpresa receber uma premiação de boas práticas. A novelaria faz um trabalho extremamente sustentável e que chamou a atenção dos avaliadores. Além de recebermos a certificação, recebemos o prêmio de boas práticas. É muito difícil assimilar isso tudo em uma cerimônia. Estamos muito felizes. 


Muito emocionada a pró-reitora Adjunta de Extensão da UFSM e diretora do Quarta Colônia Geoparque Mundial da Unesco, Jaciele Sell, relata que o momento da solenidade é a oficialização de um trabalho de muitos anos: 


– Hoje tivemos a coroação de todo o trabalho e esforço que tivemos. É outra visibilidade e dimensão que vamos ter a partir daqui. É trabalhar em uma escala internacional. É um desafio muito grande. É um momento muito feliz de ver tudo isso realizado. Passa um filme na cabeça de todas as vezes que tivemos que abrir mão de estar com a família para realizar nosso trabalho. É algo que vale a pena porque todo o esforço teve um resultado positivo e tem muitas pessoas felizes por isso – comenta. 



O certificado é válido até 2026, quando os territórios recebem novamente os avaliadores para renovar ou não o selo. 

A avaliação dos presentes

Prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy da Silva


– É um momento único e importante que nós recebemos dois títulos nele, o primeiro que é o certificado oficial da Unesco nos reconhecendo como território geoparque, e prêmio de boas práticas. É um momento emocionante que Caçapava já começa com o pé direito. Já sabemos que estamos no caminho certo, desenvolvendo boas práticas de sustentabilidade. Só temos a agradecer à comunidade de Caçapava que está de parabéns.


Prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego


– É um momento que a gente não tem muita dimensão da realidade. A gente fica em um estágio que passa um filme na cabeça. Pensamos em desde que começamos a falar sobre a ideia, todas as pessoas que fizeram parte disto, que sabiam que iriam colher algo, mas não imaginavam que poderia ser algo deste tamanho. Estamos vivendo um momento único e histórico para a nossa região. Nos solidarizamos também com o que está acontecendo no nosso Estado e o que vivenciamos aqui em Marrakech.

Prefeito de Faxinal do Soturno, Clovis Alberto Montagner


– É um momento que ficará marcado para sempre, ver a Quarta Colônia reconhecida, titulada, ser aplaudida, em um evento mundial promovido pela Unesco em Marrocos com a presença de dezenas de países. Nós comprovamos que temos riqueza e potencial. Temos potencial turístico, cultura. E hoje nós extrapolamos a fronteira da Quarta Colônia ou a fronteira do Estado ou do país.


Prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno


– É um momento muito importante para toda a região. Foi um trabalho de muito tempo, trabalhado por diversas gestões e mandatos. Fizemos ele florescer junto com a Universidade Federal de Santa Maria. Qualificamos o trabalho feito nas comunidades que tem um potencial muito rico. Pensamos no turismo, no patrimônio da Quarta Colônia. Um projeto integrado e maduro hoje reconhecido pela Unesco.


Grupo Diário no Marrocos

Uma comitiva brasileira com 40 autoridades esteve no Marrocos para o evento. Entre elas, o vice-governador Gabriel Souza (MDB), prefeitos da região, representantes da UFSM e de outros geoparques do país. Os repórteres Deni Zolin e Gilberto Ferreira participam da comitiva. O Grupo Diário foi o único veículo de comunicação do Brasil inscrito na Unesco para cobrir o evento em Marrakech.

O que é um Geoparque?

  • Os geoparques são territórios (regiões) de um ou mais municípios, reconhecidos como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica únicas. Há vários geoparques nacionais, mas somente 5 no Brasil são reconhecidos mundialmente, pela Unesco
  • Nesses locais, a Memória da Terra é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade
  • Um geoparque é composto por vários geossítios, que geralmente são pontos turísticos, como um mirante em uma montanha, uma formação rochosa rara, como a Pedra do Segredo, em Caçapava do Sul, ou um centro de pesquisa e exposição de fósseis, como o Cappa, na Quarta Colônia, onde podem ser vistos os fósseis dos mais antigos dinossauros do planeta
  • Com os 18 novos geoparques mundiais que recebem o certificado da Unesco, a entidade passará a reconhecer 195 geoparques em mais de 40 países


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

4º edição do Fé & Café já tem data para ocorrer Anterior

4º edição do Fé & Café já tem data para ocorrer

Próximo

"Foi uma noite de verdadeiro terror" diz secretário de Cultura de Caçapava do Sul sobre a experiência causada pelo terremoto em Marrocos

Geral