Enchentes

Azul anuncia voos diretos de Santa Maria a Campinas e rotas para outras cidades gaúchas; veja quais

Azul anuncia voos diretos de Santa Maria a Campinas e rotas para outras cidades gaúchas; veja quais

Foto Renan Mattos, arquivo

Devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho causado pelos alagamentos na Capital e pela suspensão dos voos de Santa Maria a Porto Alegre, a Azul Linha Aéreas atendeu a um pedido da prefeitura e de entidades da cidade e terá uma grade temporária de voos entre Santa Maria e o aeroporto Viracopos, em Campinas (SP). De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, após três operações especiais nesta sexta (10), domingo (12) e terça (14 de maio), com prioridade para realocar clientes que já estavam com passagens compradas para destinos fora do Rio Grande do Sul, a companhia aérea passa a ofertar dois voos diretos, semanais, para São Paulo, a partir do dia 16 de maio. Já a VoePass, que também suspendeu os voos daqui para a Capital gaúcha, ainda não divulgou se fará viagens até o centro do país.


Aeronave Remotamente Pilotada utilizada em operação no RS colide com o solo, informa a Força Aérea

Ainda segundo a prefeitura, estas operações da Azul, inicialmente, entram temporariamente na grade do Aeroporto de Santa Maria e estão previstos para funcionarem às terças e quintas-feiras, até 6 de junho. Os voos serão com a aeronave ATR-72, de 70 lugares. Nesses dias, o avião vai decolar de Viracopos, em Campinas, às 9h30min e chegar a Santa Maria às 12h10min, enquanto a viagem daqui a Campinas partirá às 12h45min e chegará às 15h25min.


AS TABELAS DE HORÁRIOS


As passagens podem ser compradas pelo site da Azul Linhas Aéreas, ou por agências de viagens. O valor das passagens é dinâmico e depende do dia da compra, bem como da data em que será a viagem.

A companhia aérea divulgou uma nota com mais orientações: "A Azul informa que continua monitorando, em tempo real, as chuvas no Rio Grande do Sul e a condição operacional do aeroporto Internacional Salgado Filho, que está fechado. Por esse motivo, foi necessária a suspensão de todos os pousos e decolagens por tempo indeterminado. 

Os clientes afetados deverão ficar atentos às comunicações que serão disparadas via e-mail, SMS e WhatsApp, e que também estarão disponíveis no site e aplicativo. A companhia oferecerá voos extras para demais aeroportos da região, para atender eventual demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho. Assim, demais Clientes que possuem reservas nos próximos dias e optarem por alterar sua passagem voluntariamente para estes destinos alternativos poderão realizar a solicitação no mês de maio, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia. A Azul se solidariza com todos os afetados pelas condições climáticas adversas em todo o Estado do Rio Grande do Sul e reitera que está contribuindo com os esforços humanitários."


Apoio aos gaúchos

A Azul ainda informou que, como parte de uma iniciativa de apoio às vítimas das intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, a companhia aérea montou uma força-tarefa para arrecadar e transportar doações para o Estado gaúcho. Além disso, a empresa anunciou que realizará 18 voos extras a partir desta quinta, entre os dias 9 e 14 de maio, saindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas, para as cidades de Santo Ângelo e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e, de Curitiba, no Paraná, para Uruguaiana, município gaúcho

Os voos serão operados em aeronaves ATR, com capacidade para 70 clientes. Esses voos extras já estão à venda no site e nos canais oficiais da companhia.

 
As operações têm como objetivo oferecer mais opções para clientes que estão no Rio Grande do Sul, já que os voos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão suspensos até o dia 30 de maio. A operação deve facilitar ainda a logística de coleta e entrega das doações em diferentes partes do país. O Aeroporto de Viracopos é um dos principais hubs da Azul e receberá muitos dos itens arrecadados. De lá, os mantimentos serão embarcados para a região Sul.

 
A empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos em mais de 160 aeroportos onde opera, nas 103 lojas da Azul Viagens e nas mais de 300 lojas da Azul Cargo Express distribuídas pelo Brasil. Segundo a Assistência Social da Prefeitura de Porto Alegre, entre os itens mais necessários para doação, estão toalhas, papel higiênico, pasta e escovas de dente, sabonetes, roupas de cama e cobertores.
Desde o dia 24 de abril, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma das maiores catástrofes climáticas de sua história, com 341 municípios gaúchos afetados pelas enchentes. As comunidades atingidas estão desprovidas de acesso a água potável, energia elétrica, telefonia e com as rodovias bloqueadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 60 bombeiros da região de Santa Maria irão ajudar nos resgates no Vale do Taquari e no Vale do Sinos Anterior

Mais de 60 bombeiros da região de Santa Maria irão ajudar nos resgates no Vale do Taquari e no Vale do Sinos

Lavagem de carros é atingida por queda de árvore no centro de Santa Maria Próximo

Lavagem de carros é atingida por queda de árvore no centro de Santa Maria

Geral