pandemia

Novas rotinas marcam a incorporação de recrutas no Exército

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação 29º BIB
No 29º BIB, medidas como o distanciamento e o uso de máscara passaram a fazer parte das atividades de formação do soldado

A primeira semana de março é conhecida, no meio militar, por ser o período de incorporação dos recrutas devido ao serviço militar obrigatório. Dos três segmentos das Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica -, Santa Maria abriga unidades dos dois últimos. Este ano, as formaturas de incorporação dos novos soldados ocorreram entre os dias 1º e 5 deste mês e precisaram ser readaptadas por conta da pandemia da Covid-19.

As mudanças começaram a ser adotadas desde o chamado "dia zero" - que é a data de ingresso dos jovens no quartel e de início da formação. A formatura, que antes era aberta aos pais e familiares dos recrutas, ocorreu somente para o efetivo interno de cada Organização Militar (OM). Todas as atividades destinadas aos soldados precisaram ser reestruturadas, com a adoção de cuidados como distanciamento social, testagem feita em todo efetivo e equipe de instrução, além do uso de máscaras e álcool gel.

Rodeio clandestino e outras 13 denúncias são atendidas pela fiscalização em Santa Maria

No 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), que recebeu 282 recrutas, além dessas medidas, os pelotões foram divididos em grupos menores para a prática das instruções. O comandante da unidade, tenente-coronel Sylvio De Souza Ferreira, explica que, mesmo com mudanças e grupamentos reduzidos, não haverá alteração na qualidade da formação dos soldados:

- Todas as atividades previstas ocorrerão, só que adaptadas à realidade pandêmica. Com isso, foram implementadas medidas de prevenção à doença, sem que haja prejuízo à qualidade das instruções.

Quanto aos militares "laranjeiras", aqueles vindos de outras cidades da região e que moram no quartel, o comandante garante que serão adotadas as mesmas medidas de controle e prevenção à Covid-19.

A Ala 4 (Base Aérea de Santa Maria) tomou os mesmos cuidados com os cerca de 100 recrutas que ingressaram neste ano. Segundo o tenente Josué Gonçalves, a inspeção tem sido rigorosa para garantir a segurança de todos militares.

RELATOS

A redação do Diário recebeu relatos de que dois militares incorporados ao Centro de Adestramento Sul (CA-Sul) estariam positivados para o coronavírus e mantinham contato com os colegas. Conforme a assessoria da unidade, a informação não procede. O chefe da Seção de Comunicação Social do CA-Sul, major Silas Rabelo, explica que todos os recrutas fizeram o teste no final de fevereiro e que os resultados foram negativos. A formatura ocorreu no dia 8 deste mês.

NÚMEROS

De acordo com informações da Diretoria do Serviço Militar 1,4 milhão de jovens se alistaram no ano de 2020. Destes, 70 mil foram incorporados ao Exército. Em Santa Maria, conforme dados da 3ª Divisão de Exército, cerca de 1,8 mil jovens ingressaram nas unidades da cidade. Na Ala 4, foram mais 100.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

CNHs irão valer até 10 anos a partir de abril

FOTOS + VÍDEO: idoso chega de charrete para se vacinar no drive-thru do Parque da Medianeira Próximo

FOTOS + VÍDEO: idoso chega de charrete para se vacinar no drive-thru do Parque da Medianeira

Geral