informatização

Nova plataforma garante agilidade nos processos de licenciamentos ambientais em Santa Maria

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Agilizar os processos dentro da prefeitura, com menos filas de espera, já é uma realidade no que se refere a licenciamentos ambientais em Santa Maria. Há pouco mais de um mês, o Poder Executivo começou a usar uma plataforma online para estes processos. A modernização traz vantagens aos responsáveis técnicos, empreendedores e cidadãos em geral, bem como à própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que reduzirá o uso do papel e melhorará o trabalho dos servidores.

Valor médio de auxílio emergencial será de R$ 250, diz Guedes

Se antes os trâmites levavam dias e até semanas para serem analisados por diferentes técnicos e pastas - e ainda mais tempo para o retorno da solicitação -, o portal de Licenciamento Ambiental, segundo a prefeitura, vai garantir mais celeridade nos fluxos, nas análises e na emissão de licenças, autorizações, indeferimentos, declarações, entre outros. 

Até o momento, foram protocolados no novo sistema 165 processos. Como cada processo pode ser dividido em diversas etapas, somente neste primeiro mês, há 676 tramitações a partir dos protocolos totais feitos.

Pela sexta vez no ano, Petrobras aumenta preços da gasolina e do diesel nas refinarias

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, a ferramenta é uma comodidade aos responsáveis técnicos e empreendedores, que não precisarão se deslocar ao Centro Administrativo Municipal, nem mesmo enfrentar filas ou retirar senhas, já que todo o processo é online. Assim, não será mais preciso imprimir laudos e documentos, por exemplo.

_ É um processo de informatização com muitas melhorias e facilidades. Estes processos vão resultar em economia de tempo e dinheiro. Estamos seguindo a determinação de desburocratizar, facilitando o controle e agilidades dos processos.

Com mais de mil casos, última semana de fevereiro tem recorde de contaminados em SM

O diretor da GOVBR Gestão Ambiental - prestadora do serviço -, Rafael Mario Sebben, também reforça os benefícios da plataforma, com serviços mais eficazes, menos tempo e mais transparência. Segundo ele, o sistema torna os processos mais ágeis e seguros:

_ Serão eliminadas as filas de espera, o uso do papel, a retirada de fichas na prefeitura. A plataforma vai facilitar a vida do cidadãos, já que a liberação de licenciamentos ambientais será online. É uma iniciativa moderna e muito eficaz.

Mercados isolam produtos e até esvaziam corredores em Santa Maria

Outras ferramentas importantes da plataforma são: fiscalização eficiente para a preservação da sustentabilidade e da legalidade no âmbito municipal, com notificações, autuações e controle de condicionantes ambientais, gerenciamento de prazos e interatividade com empreendedores. A plataforma também permite o georreferenciamento ambiental, entre outras melhorias.

CADASTRO

Para utilizar o novo sistema, os responsáveis técnicos devem fazer cadastro. Os profissionais devem acessar a plataforma e preencher o formulário com as informações solicitadas, inclusive, anexando documentos requeridos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Empresa responsável pelo Restaurante Popular diz que pode encerrar contrato

Próximo

Caçapava do Sul terá lockdown durante cinco dias

Geral