No Dia Mundial da Limpeza, voluntárias e comunidade se reúnem para recolher resíduos em quiosque do Residencial Dom Ivo Lorscheiter

No Dia Mundial da Limpeza, voluntárias e comunidade se reúnem para recolher resíduos em quiosque do Residencial Dom Ivo Lorscheiter

Foto: Laura Gomes (Diário)

Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Maria participou do Dia Mundial da Limpeza. Nos anos anteriores, resíduos foram recolhidos da Gare e do Parque Itaimbé. Desta vez, o local que passou por uma limpeza neste sábado (16) foi o quiosque do Residencial Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. A iniciativa é do Grupo Mulheres do Brasil, uma Organização Não-Governamental (ONG) que busca engajar a sociedade para melhorias no país em várias frentes, dentre elas, o meio ambiente.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Em Santa Maria, o Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2019 e, hoje, conta com 183 voluntárias. Na manhã deste sábado, entre 10h e 12h, algumas representantes da ONG se reuniram com a comunidade para fazer a limpeza. Um caminhão da prefeitura fez o recolhimento do lixo após o término da ação.

– O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que ocorre desde 2018 em 191 países que aderiram à ação. No Grupo Mulheres do Brasil de Santa Maria, fazemos a limpeza há três anos. A primeira foi na Gare, onde tiramos bastante entulho e lixo. No ano passado, resolvemos fazer no Parque Itaimbé. Neste ano, trouxemos para mais perto da comunidade. Escolhemos o Residencial Dom Ivo – relata Michelle Frainer Knoll, líder do Comitê da Sustentabilidade do Grupo Mulheres do Brasil de Santa Maria.

Foto: Laura Gomes (Diário)

Atualmente, a estrutura do quiosque está vandalizada e danificada. No entorno, há resíduos de todos os tipos, como garrafas de vidro, roupas, cobertores, embalagens de alimentos, pedaços de madeiras e entulhos. De acordo com o líder comunitário, conhecido como Mestre Militar Capoeira, os próprios moradores que se mobilizam e tentam limpar o local, além de cortar a grama.

– Ficamos muito felizes que tem pessoas preocupadas com o meio ambiente. Temos oito anos de Residencial Dom Ivo e o quiosque foi entregue junto (com as moradias). A estrutura foi totalmente depredada. Quando criamos a associação do bairro, começamos a fazer ações aqui de recolhimento de lixo. Já fizemos quatro contando com essa de hoje. Queremos continuar recuperando o quiosque, com uma área em que as pessoas possam vir fazer churrasco, plantar árvores frutíferas, é isso que queremos deixar para a comunidade – relata o líder comunitário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Doações de mercadorias a entidades governamentais e assistenciais são isentas de ICMS no Estado Anterior

Doações de mercadorias a entidades governamentais e assistenciais são isentas de ICMS no Estado

Campanha oferece teste de visão gratuito para crianças em shopping de Santa Maria Próximo

Campanha oferece teste de visão gratuito para crianças em shopping de Santa Maria

Geral