Neste sábado, a ação nacional do Dia do Lixo Zero movimentou o Shopping Praça Nova, local escolhido para receber as entregas de diversos resíduos sólidos e até líquidos, como óleo de cozinha usado. Promovido pelo Instituto Lixo Zero de Santa Maria, o evento tem como objetivo o recolhimento de materiais recicláveis, assim como a conscientização sobre o descarte de lixo.
A mobilização do Dia do Lixo Zero é realizada em todo o país e, em Santa Maria, tem parceria com a prefeitura, o Praça Nova e a Estante Gamer. No Praça Eco, local do shopping preparado para a ação, a equipe de voluntários recebeu mais de 300 quilos de resíduos durante a manhã de sábado. Entre os materiais mais recebidos, destacaram-se os potes e garrafas de vidro e o óleo de cozinha usado.
Para a voluntária Mauren Minato, 35 anos, as primeiras horas da iniciativa já sinalizaram para o sucesso da ação. Além disso, a equipe percebeu que muitas famílias frequentaram o local como forma de conscientizar os filhos.
– Percebemos uma movimentação de algumas famílias, sobretudo de crianças que vêm junto dos pais. E isso é muito interessante porque mostra que os pais estão interessados e incentivam a curiosidade dos pequenos que podem aprender muito. Nosso objetivo é justamente influenciar na conscientização acerca do descarte de lixo – ressalta Mauren.
Leia também:
Com problemas nas estradas e na iluminação, nove distritos de Santa Maria vivem a mesma realidadePoliciais investigados pela morte de Gabriel são presosAtriz Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro
A professora Carina Boeck, 50, participou da ação junto dos filhos Alice Boeck, 12, e Ciro Boeck, 9. Ela descobriu a iniciativa pelas redes sociais:
– Sigo vários perfis no Instagram que tem essa preocupação com a reciclagem e a produção exagerada de lixo. E quando vi que teria essa ação em Santa Maria achei muito interessante e como em casa é um assunto que faz parte do nosso dia a dia, trouxe os filhos também.
E eles adoraram participar da iniciativa e pesar os materiais entregues a equipe. Segundo Alice, a reciclagem é um tema estudado na escola e que deve ser ensinado desde criança. Ela também adorou conhecer a Estante Gamer, parceira do Dia do Lixo Zero e que é um ponto de descarte de lixo eletrônico na cidade.
– É uma ideia muito boa porque hoje em dia o mundo está muito poluído e muita gente não sabe ainda fazer o descarte correto. Ensinar isso desde a escola, eu inclusive estou aprendendo, é bem importante. Uma das coisas muito legais é a gente reutilizar aparelhos eletrônicos antigos e não ficar descartando e comprando outros toda hora – explica.
Além de contribuir com o desenvolvimento sustentável de Santa Maria, quem participou da ação ganhou brindes de acordo com o peso dos resíduos sólidos ou líquidos entregues no Praça Eco. Dois litros de óleo usado, por exemplo, podem ser trocados por um detergente.
Materiais coletados no sábado:
Plástico: garrafas em geral, tampinhas, lacres, sacolas, embalagens de alimentos e cosméticos;Vidro: embalagens de vidro inteiras ou quebradas, frascos, garrafas de bebidas e espelhos;Papel: Jornais, papéis, papelão, revistas, caixas, livros e cadernos;Metal: arames, ferragens, latas em geral e molduras de quadros;Eletroeletrônicos: TVs, DVDs, cabos, eletrodomésticos, computador e acessórios, celulares e telefone fixo;Pilhas e baterias: de lítio e chumbo;Lâmpadas: lâmpadas fluorescentes e de LED;Móveis e Linha Branca;Óleo de cozinha.
Leia todas as notícias
Leandra Cruber, [email protected]