Trânsito

Na porta da escola, pais dão mau exemplo aos filhos

"

Antes de continuar lendo este texto, pare um minuto e reflita: qual o exemplo que você dá para seu filho por meio de suas ações?

Pensou? Especialistas afirmam que não bastam palavras para dar o bom exemplo. As crianças, principalmente, costumam copiar as atitudes dos pais.

— A criança tem como comportamento de referência a família. O aprendizado é uma retenção de informações aprendidas. Não se pode afirmar que isso será determinante na personalidade dela porque ainda está em constituição, mas, com certeza, vai refletir de alguma forma no futuro — afirma a psicóloga Bruna Thaíse Benneti.

O recomeço das aulas é um bom momento para refletir sobre o tema. É na escola, também, que crianças e adolescentes recebem valores para diferenciar posturas aceitáveis e não aceitáveis na sociedade. Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Diário acompanhou o trânsito em frente a escolas de Santa Maria. O que se viu foram maus exemplos.

Além dos já corriqueiros engarrafamentos, foi possível flagrar pais cometendo infrações de trânsito. Parar o carro em fila dupla para embarque e desembarque e estacionar em local proibido são as mais comuns.

Em frente ao Colégio Marista Santa Maria, uma mãe foi autuada por dois erros no dia 24: ela parou o carro em cima da faixa de pedestres e em fila dupla. Da rua, fiscais da prefeitura anotaram a placa do veículo No dia seguinte, o mesmo carro parou em fila dupla novamente.

— Não faço isso sempre. Sei que não é exemplo, mas hoje estava com pressa — disse a mãe ao Diário, antes de acelerar e sair sem informar seu nome.

No mesmo dia, a vereadora Deili Silva foi vista pela reportagem parando em fila dupla.

— Sempre pego a minha filha na Cesma. Naquele dia, estava atrasada, mas só parei porque olhei e não vi ninguém. Sei que é errado, mas é preciso chamar atenção para o trânsito ali. Falta área de embarque e desembaque — justificou a vereadora.

Os maus exemplos não são exclusividade dos pais. Na Rua Floriano Peixoto, próximo ao Colégio Sant'Anna, as vans param em fila dupla. Os transportadores reclamam que o estacionamento é insuficiente.

— Antes, a quadra inteira era para estacionamento. Agora, metade é Zona Azul — afirma Dirceu Panosso, dono de vans escolares e vice-presidente do sindicato dos proprietários de vans.

O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, diz que aumentou as vagas para vans:

— Não podemos liberar toda uma via. Os motoristas têm de colaborar.

É importante reconhecer o erro e falar sobre ele

Para a psicóloga Bruna Thaís Beneti, uma das principais atitudes de pais e responsáveis por crianças deve ser o diálogo, independentemente da idade dos pequenos.

— É preciso apontar o erro, explicar o certo, contextualizar. Isso vale também para quando o adulto erra. O dia a dia é corrido, com trabalho e afazeres, e vamos cometer deslizes. Se não queremos que os pequenos repitam a ação, sejamos sinceros. O pai ou a mãe podem dizer: 'Eu errei, mas não é o certo. Vou procurar não fazer novamente e não quero que você faça."

Conforme a psicóloga, essa situação vale para situações de infração de trânsito também.

Bruna explica que o ser humano é composto por fatores sociais, biológicos e hereditários, ou seja, mesmo expostos a ações corretas e erradas, as crianças terão propensão a determinados tipos de comportamentos.Porém, uma vez envolvidas em constantes atitudes sociais erradas, as crianças reproduzirão ações no futuro que merecem atenção por parte dos pais.

— Elas (crianças) podem achar que não têm limites, fazer o que quiserem, serem muitas agitadas, sempre gritar. São coisas que podem indicar comportamentos copiados — diz Bruna.

INFRAÇÕES MAIS COMUNS

As infrações mais comuns registradas pela Coordenadoria Municipal de Trânsito entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março em frente aos colégio Sant’Anna, Sa"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cresce a adesão do público na segunda edição do Brique da Vila Belga em Santa Maria

Próximo

Mais de 50 quilos de drogas, que viriam para Santa Maria, são apreendidos no Mato Grosso do Sul

Geral