Cacequi é um município da região Central do Rio Grande do Sul que teve sua origem em território de povos indígenas. Seu nome, inclusive, significa ‘Água do Cacique’ ou ‘Rio do Cacequi’. A cidade teve seu desenvolvimento a partir dos trilhos do trem, quando um complexo ferroviário foi instalado no município, contando com estação de férrea, oficina e moradias para os trabalhadores da Rede Férrea. Cacequi também foi conhecida como Terra da Melancia, pela forte produção da fruta.
Totalmente reformado, o pórtico da cidade tem arquitetura alusiva ao prédio da Estação Ferroviário / Fotos: Diogo Brondani
Hoje, a cidade mira o futuro através de um trabalho feito pela administração municipal focado em melhorar a qualidade de vida da comunidade. Quando se trata de educação, os alunos têm uma nova opção de instituição de ensino que é a Escola Débora Conceição, a primeira de turno integral, conforme conta a secretária adjunta da área, Vanessa Antunes.
– Essa é uma das grandes conquistas da administração pública nesse ano de 2022. Uma escola que tem sido referência por ofertar, não apenas espaço físico amplo e de qualidade, mas, também, uma proposta pedagógica inovadora com atividades curriculares e extracurriculares. Com certeza, um grande diferencial na educação do município e que vai trazer novos horizontes ao ensino de Cacequi – considera Vanessa.
Na área de bem-estar e qualidade de vida, um dos grandes avanços que a comunidade cacequiense ganhará em breve é a nova sede da Escola de Educação Especial Raio de Sol, destinada a ensino, socialização e treinamento específico para alunos portadores de deficiências.
Noraci Rodrigues, mãe de um aluno portador de deficiência, comemora a criação do novo espaço.
– Essa obra é um sonho da comunidade escolar Raio de Sol. Há muitos anos estávamos lutando para ter um lugar próprio para eles. Estamos tendo essa oportunidade e estamos ansiosos e empolgados para iniciar as atividades. Estamos muito felizes com essa conquista – destaca Noraci.
A infraestrutura também está entre as prioridades da administração municipal, que investe em melhorias como pavimentação das ruas de diferentes regiões da cidade. Ruas como a 14 de julho, Argemiro Moreira, Alceu Rosado e outras. Os moradores da Vila Cruzeiro, em especial da Rua Sadi Menezes, hoje não precisam mais enfrentar a poeira ou barro nos dias de chuva para sair de casa.
Pavimentação de ruas de diferentes regiões da cidade mudam o cenário local
– Faz cinco anos que moro aqui. Agora, com a pavimentação ficou muito melhor. É tranquilo para sair, até para minha filha que tem problema de locomoção e consegue ir para a escola sozinha. Ficou 100% – diz o morador Tiago Alves Fontoura, 34 anos.
O esporte, principalmente o futsal, sempre foi o que manteve a comunidade unida através das competições e, também, das atividades recreativas. A partir da reforma do ginásio Dirceu Andrade Caputti, os times locais passaram a disputar campeonatos regionais e evidenciar o talento das equipes de Cacequi, conforme destaca o secretário de Esportes, Juliano Rossi.
– A população adora esportes. Conseguimos sediar muitos jogos, o que traz benefício muito grande para a sociedade. A gente vê as famílias aqui dentro se divertindo, trazendo as crianças. Além disso, os jogadores têm a oportunidade de aparecer no cenário rio-grandense do futebol de salão.
Queremos fazer muito mais, temos planos de melhorias que fiquem para o futuro. Não só em materiais ou infraestrutura, mas construir um ambiente de convivência melhor para a comunidade de Cacequi – diz o secretário.
ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Ponte sobre o Rio Santa Maria é a maior da América Latina, com 1,5 mil metros
A história encravada na região de Cacequi se destaca pela Vila Saicã, que já foi sede do município na época do governo provincial, em 1860, e que hoje abriga o Campo De Instrução Barão de São Borja, área de treinamento do Exército. Além disso, é sobre o Rio Santa Maria que está a maior ponte ferroviária da América Latina, construída em 15 de novembro de 1907, com 1.537 metros de comprimento e uma estrutura metálica gigantesca. A data de 28 de dezembro tem grande importância para a comunidade cacequiense. O motivo é que ela guarda o aniversário da cidade, que foi fundada no ano de 1944. São 78 anos de emancipação, de história de um povo aguerrido, trabalhador e que se orgulha da terra onde nasceu. Parabéns, Cacequi!