Abril vermelho

MST quer moradias para assentamentos

Lizie Antonello

"

Um grupo de 150 pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam desde o início da manhã desta terça-feira o pátio da superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF), em Santa Maria. Mais 150 pessoas devem integrar o grupo até o final desta manhã. O MST reivindica moradias para os assentamentos no âmbito nacional.

Segundo Adriana Pereira, representante do grupo em Santa Maria, a ação faz parte da jornada de ocupação do MST, que começou nesta segunda-feira e seguirá até o dia 9 de maio. O MST alega que o governo federal repassou recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o programa Minha Casa, Minha Vida. Com isso, os assentamentos do MST teriam ficado sem recursos para construção de moradias.

_ Só do MST são 1,7 mil contratos que não conseguimos efetivar. Queremos a liberação imediata desses recursos do Minha Casa, Minha Vida para os assentamentos _ disse Adriana.

Desde a segunda, quatro novos acampamentos foram montados em fazendas do Rio Grande do Sul: Cruz Alta, Capão do Leão, Passo Fundo e Catuípe. Os integrantes estão em lonas pretas esperando cadastramento pelo Incra e liberação de áreas para reforma agrária.

_ Viemos para uma luta pacífica, para pressionar o governo federal. Temos um grupo em Brasília tentando negociar com a Casa Civil. Viemos para ficar. Se precisar ficaremos acampados. Se resolver a situação, levantamos acampamento e vamos embora, caso contrário, permaneceremos por tempo indeterminado _ garante Adriana.

Os manifestantes, entre crianças e adultos, ocupam a parte externa do edifício desde às 9h. As pessoas vêm de diversas cidades do Estado, como Manoel Viana, Alegrete, Tupanciretã, Júlio de Castilhos e São Gabriel, entre outras. Conforme a líder local, os funcionários da superintendência foram impedidos de entrar no prédio. Alguns que já haviam chegado estão trabalhando, poderão deixar o local, mas não poderão retornar. De forma geral, não há atendimento no local.

As agências da Caixa na cidade estão funcionando normalmente. A assessoria de imprensa da superintendência da Caixa em Santa Maria disse que informará a situação para a CEF em Brasília.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Motociclista atropela dois jovens na Rua Silva Jardim em Santa Maria

Próximo

TJ gaúcho mantém a compra de helicópteros pelo Piratini

Geral