Mortes por Covid em Santa Maria caíram 77% no ano passado

Maurício Araujo

Mortes por Covid em Santa Maria caíram 77% no ano passado

Há quase três anos, o mundo parava por consequência da pandemia de Covid-19. O medo se tornou uma constante, e a vacina, uma esperança. Nesses quase 36 meses de incertezas, milhões de vidas foram perdidas em decorrência da doença. Em Santa Maria, 993 pessoas morreram, sendo as últimas três entre 31 de dezembro e 4 de janeiro. No ano passado, 156 santa-marienses perderam a vida pelo coronavírus. Em 2021, os registros chegaram a 684, o que representa uma queda de 77,2% de um ano para o outro. Em 2020, primeiro ano da pandemia, 151 cidadãos morreram.

Em 2021, em Santa Maria, a cada 49 casos confirmados, um levava a morte. No ano passado, os números apresentam que uma pessoa perdia a vida a cada 267 casos.

Os registros confirmados na cidade, porém, mostram que a contaminação seguiu avançando nos últimos anos. Em 2021, foram 33.970 casos, enquanto no ano passado foram registrados 41.647 – um aumento de 22%.

Os números são baseados nos boletins epidemiológicos e painéis de monitoramento divulgados e atualizados pela prefeitura de Santa Maria.

Vacinação

A comparação entre a queda de morte de um ano para o outro evidencia a eficácia da vacinação, que chegou ao país em janeiro de 2021. De lá para cá, os óbitos – apesar de elevados no primeiro semestre de 2021 – começaram a reduzir, conforme mais pessoas se vacinavam. Nem mesmo quem negava a ciência conseguia frear o que a maioria da população tinha certeza: a vacina protege e salva vidas.

De acordo com o painel do governo do Estado, 57,1% dos santa-marienses estão com o esquema vacinal completo e 81,6% receberam pelo menos uma dose do imunizante. O primeiro número é considerado baixo, já que as vacinas seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O que não podemos, agora, é relaxar e retroceder após tantos avanços e conquistas. O cenário no Coração do Rio Grande reflete o nacional. Conforme a Rede Nacional de Dados em Saúde, 69 milhões de brasileiros ainda não receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid, 30 milhões não receberam a segunda dose de reforço e, ainda, 19 milhões de pessoas não buscaram sequer a segunda dose do esquema vacinal primário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comitê pelo Meio Ambiente colhe resultados e lança novas metas para 2023 Anterior

Comitê pelo Meio Ambiente colhe resultados e lança novas metas para 2023

Sucesso de nova praça pode se espalhar para outros espaços Próximo

Sucesso de nova praça pode se espalhar para outros espaços

Geral