Furto e roubo de veículos

Morro das Antenas virou local para desmanche de veículos roubados em Santa Maria

Naiôn Curcino

O Morro das Antenas, no bairro Caturrita, região norte de Santa Maria, virou rota de criminosos. Nas duas semanas anteriores, quem percorreu a estrada de acesso ao morro deve ter notado, em alguns pontos, peças de carros abandonadas e até um veículo no meio da estrada em que mal passa um carro. Tudo indica que o local está servindo como uma espécie de desmanche improvisado para autores de furto ou roubo de veículos.

Na sexta-feira, em uma entrada de acesso a uma das antenas, ainda era possível ver as marcas deixadas pelas rodas dos carros no solo, provavelmente porque a terra estava molhada. A vegetação também estava amassada. No local, mangueiras, calotas, reservatórios e outros vestígios de carro estavam abandonados.

O delegado Sandro Meinerz, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), afirma que, em Santa Maria, não há desmanches clandestinos, como na Capital e na Região Metropolitana. Segundo o comandante da Defrec, que investiga esse tipo de crime, de fato, dois veículos foram levados ao local, mas não houve o desmanche total. Apenas algumas peças foram retiradas.

Conforme Meinerz, os casos não configuram uma quadrilha especializada nesse tipo de crime. O delegado ressalta ainda que, em Santa Maria, a maioria dos veículos roubados é recuperada. Nos dois primeiros meses de 2016, foram 11, todos recuperados.

– O criminoso daqui não leva o veículo para desmanchar. Geralmente, ele é levado para a prática de outro crime. O máximo que acontece é a retirada de pneus ou de peças específicas e, depois, são abandonados ou apreendidos em ações. Os altos índices de resolução e recuperação também ajudam a coibir esse tipo de crime – explica.

Em 2015, no Rio Grande do Sul, foram cerca de 38 mil veículos roubados e furtados. Conforme levantamento da Rádio Gaúcha, levando em consideração as maiores frotas de veículos do Estado, Santa Maria é a que apresenta menor risco de furto ou roubo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estudantes da UFSM são finalistas em competição de tecnologia

Próximo

Polícia prende em Santa Maria 7 suspeitos de integrar a facção Bala na Cara

Geral