Morre a atriz Gina Lollobrigida, ícone do cinema italiano

Bernardo Abbad

Morre a atriz Gina Lollobrigida, ícone do cinema italiano
Foto: Eric Gaillards/Reuters

A atriz Gina Lollobrigida, ícone do cinema italiano e símbolo sexual, morreu aos 95 anos. A informação foi confirmada pela advogada da artista Giulia Citani. De acordo com o jornal “Corriere della sera”, Gina estava internada em um hospital em Roma. Sua morte é bastante simbólica, já que ela era uma das poucas divas remanescentes da era de ouro de Hollywood.

Gina ficou conhecida mundialmente na década de 1950, ao representar o renascimento italiano depois da Segunda Guerra Mundial. Ela contracenou com astros como Humphrey Bogart, Rock Hudson e Frank Sinatra, e se tornou um dos ícones do cinema mais reconhecidos nas décadas de 1950 e 1960.

Criada em uma família pobre, La Lollo, como era carinhosamente conhecida no país europeu, teve sua chance no cinema depois de ficar em terceiro lugar no concurso de beleza Miss Itália, em 1947. Na Itália, ela ficou famosa depois de atuar em filmes como “A Provinciana” e na comédia “Pão, amor e fantasia”.

Foto: Reprodução/IMDb

Entre seus filmes mais conhecidos estão “O Corcunda de Notre Dame”, de 1956, “Quando setembro vier” de 1961, “Mar louco, de 1963” e “Noites de amor, dias de confusão”, de 1968. Gina entrou para a calçada da fama em Hollywood em 2018. Ao se afastar do cinema, se tornou fotógrafa e escultora, momento em que fotografou figuras como Fidel Castro, Audrey Hepburn e Salvador Dalí. Ela também tentou entrar para a política, sem sucesso.

* Com informações do G1

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anestesista é preso por estuprar mulheres sedadas em cirurgias no RJ; os abusos foram filmados pelo próprio médico Anterior

Anestesista é preso por estuprar mulheres sedadas em cirurgias no RJ; os abusos foram filmados pelo próprio médico

Aluna de Medicina da USP é acusada de desviar quase R$ 1 milhão do fundo de formatura da turma Próximo

Aluna de Medicina da USP é acusada de desviar quase R$ 1 milhão do fundo de formatura da turma

Geral