Morre João Luiz Roth, ex-vice-reitor da UFSM e ex-secretário da Educação e Cultura de Santa Maria

Morre João Luiz Roth, ex-vice-reitor da UFSM e ex-secretário da Educação e Cultura de Santa Maria

Foto: Claudio Vaz

​​

​​​​​​​​​Morreu, neste domingo (29), João Luiz de Oliveira Roth, aos 73 anos. Conhecido como Titi Roth, o santa-mariense foi um dos artistas que participaram da construção do Museu de Arte de Santa Maria (Masm) e, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi vice-reitor de 1989 a 1993. O velório será realizado neste domingo, das 17h às 22h, e na segunda-feira (30), das 6h às 10h, na Capela do Ipê Roxo do Memorial São Martinho. Após, será realizado o enterro no Cemitério Santa Rita.


Nas redes sociais, a UFSM lamentou o falecimento do ex-vice-reitor:


Trajetória

Nascido em 1951, Titi Roth teve a vida marcada pela expressão artística e pela educação. Aos 18 anos, iniciou a trajetória na UFSM, onde se formou em Desenho e Plástica. Ele desenvolveu uma linguagem própria de desenho, reconhecida por outros artistas como o "método Roth".

Tornou-se professor da disciplina de desenho na UFSM, aos 23 anos, e acumulou prêmios e reconhecimentos. Ainda na área da educação, contribuiu para a gestão universitária como pró-reitor de Extensão e vice-reitor na gestão do professor Tabajara Gaúcho da Costa (1989 a 1993). No município, foi secretário das pastas de Cultura e Educação no primeiro governo de Cezar Schirmer (PMDB), entre 2009 e 2011.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre aos 80 anos, em Santa Maria, o médico Roger Péreyron

Morre aos 104 anos Taltíbio de Mello Custódio, último combatente da Região Central que atuou na 2ª Guerra Mundial Próximo

Morre aos 104 anos Taltíbio de Mello Custódio, último combatente da Região Central que atuou na 2ª Guerra Mundial

Geral