Foto: Claudio Vaz
Morreu, neste domingo (29), João Luiz de Oliveira Roth, aos 73 anos. Conhecido como Titi Roth, o santa-mariense foi um dos artistas que participaram da construção do Museu de Arte de Santa Maria (Masm) e, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi vice-reitor de 1989 a 1993. O velório será realizado neste domingo, das 17h às 22h, e na segunda-feira (30), das 6h às 10h, na Capela do Ipê Roxo do Memorial São Martinho. Após, será realizado o enterro no Cemitério Santa Rita.
Nas redes sociais, a UFSM lamentou o falecimento do ex-vice-reitor:
Trajetória
Nascido em 1951, Titi Roth teve a vida marcada pela expressão artística e pela educação. Aos 18 anos, iniciou a trajetória na UFSM, onde se formou em Desenho e Plástica. Ele desenvolveu uma linguagem própria de desenho, reconhecida por outros artistas como o "método Roth".
Tornou-se professor da disciplina de desenho na UFSM, aos 23 anos, e acumulou prêmios e reconhecimentos. Ainda na área da educação, contribuiu para a gestão universitária como pró-reitor de Extensão e vice-reitor na gestão do professor Tabajara Gaúcho da Costa (1989 a 1993). No município, foi secretário das pastas de Cultura e Educação no primeiro governo de Cezar Schirmer (PMDB), entre 2009 e 2011.
Leia também: