
Foto: Gabriel Haesbaert (Divulgação)
Deslizamento de terra no Morro do Cechella, no Bairro Itararé, em Santa Maria, atingiu três casas no dia 1° de maio e deixou duas pessoas mortas
Antes de dar as boas-vindas a 2025, é momento de relembrar os fatos que marcaram o ano que chega ao fim. Chuva histórica e mudança no comando da cidade estão entre os acontecimentos de 2024 que ficarão na memória dos santa-marienses. Em ordem cronológica, o Diário recorda cinco destes fatos. Confira abaixo:
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Retorno do Vestibular da UFSM
Após quase dez anos sem a realização das provas do vestibular e do processo seriado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) retomou estas formas de ingresso na instituição em 2024. A primeira edição de verão ocorreu nos dias 13 e 14 de janeiro.
Antes disso, a universidade havia realizado uma edição extraordinária, ainda em 2023, após o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) debater o assunto e votar pelo retorno. Mais de 10 mil alunos realizaram as provas nos quatro campi da UFSM (Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões), além das capitais Florianópolis e Curitiba.
Em 2025, as provas estão previstas para os dias 11 e 12 de janeiro. Com mais de 25 mil inscritos, a instituição ofertará 1.915 vagas. As inscrições encerraram em 5 de dezembro.

Chuvas de abril e maio
Mortes, destruição e centenas de famílias desabrigadas. Essas foram as consequências da chuva histórica registrada em Santa Maria e região entre os meses de abril e maio de 2024. No dia 1° de maio, um deslizamento de terra na Rua Canários, no Bairro Itararé, deixou duas vítimas fatais: Emily Ulguin da Rocha, 17 anos e a mãe Liane Ulguin da Rocha, 45 anos.
Os impactos das chuvas também provocaram a morte de uma família inteira no Rincão dos Minello, localidade de Santa Maria, já quase no limite do município com Itaara. Após dias de buscas intensas, os corpos do casal Josemar Eduardo Lemos, 35 anos, e Adriana Trindade de Oliveira, 40, além do filho deles, Miguel Eduardo de Oliveira, de apenas 1 ano, foram localizados. As mortes foram confirmadas no dia 3 de maio.
Ao todo, os municípios da Região Central contabilizam 12 mortos nos municípios de Agudo, Itaara, Pinhal Grande, Silveira Martins, São João do Polêsine e Santa Maria. Conforme a Defesa Civil estadual, ainda há uma pessoa desaparecida em Agudo.

Eleições municipais
Em 2024, os santa-marienses foram às urnas para escolher o novo prefeito e os representantes na Câmara de Vereadores. Rodrigo Decimo (PSDB) foi eleito em segundo turno com 76.803 (54,50%) dos votos, em 27 de outubro. O tucano, que é o atual vice-prefeito, venceu Valdeci Oliveira (PT) com 12.690 votos de diferença.
Com a vitória da chapa, Santa Maria também elegeu a primeira mulher vice-prefeita da história: a professora e ex-secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, do Progressistas (PP).
No Legislativo, 21 vereadores foram eleitos para assumir uma cadeira e representar a população na Câmara pelos próximos quatro anos. Alice Carvalho (PSol) foi a candidata mais votada, com 4.129. Ela também havia conquistado o maior número de votos no pleito de 2020, porém, não foi eleita devido ao quociente eleitoral.

Início da construção do Memorial da Kiss
Após 11 anos da tragédia da Boate Kiss, no exato local onde aconteceu o incêndio no dia 27 de janeiro de 2013, iniciou a construção do memorial em homenagem às 242 vítimas. O ato simbólico de início das obras ocorreu no dia 10 de julho, na Rua dos Andradas, e contou com soltura de balões, remoção das portas e do letreiro que identificava a boate.
A entrega do Memorial está prevista 2025. O projeto, de 383,65 metros quadrados, será feito em um único pavimento, para facilitar a acessibilidade e a manutenção. O custo será de R$ 4,8 milhões oriundos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público (MP), que destinará ao Memorial os valores provenientes de multas e acordos judiciais por danos causados à coletividade. Além disso, a prefeitura dará uma contrapartida de R$ 800 mil.
O ano de 2024 também foi marcado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reverter a anulação do júri do caso da boate Kiss e, assim, determinar a prisão imediata dos quatro réus condenados em dezembro de 2021. A decisão do ministro Dias Toffoli atendeu aos pedidos do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e do Ministério Público Federal (MPF) em Recurso Extraordinário e manteve a decisão do júri.

Inter-SM é eliminado na semifinal da Divisão de Acesso
No esporte local, 2024 foi marcado pela eliminação do Inter-SM na disputa pela Divisão de Acesso. No dia 28 de julho, a equipe foi derrotada pelo tradicional Pelotas por 2 a 1 na partida de volta das semifinais do campeonato e perdeu a chance de classificação para a elite do futebol gaúcho. Mais de 6 mil torcedores lotaram as arquibancadas na Baixada. Com o resultado, o Inter-SM vai para o 14° ano seguido na segunda divisão estadual.

Leia também