Diário nos Bairros: Eleições 2016

Moradores do bairro Agro-industrial pedem mais segurança

Lizie Antonello

"

  •  Agro-Industrial surgiu oficialmente em 2006, com a reconfiguração dos bairros da cidade. Até aquele ano, o local era uma área sem denominação específica. O novo bairro foi batizado com este nome por nele estarem instaladas Agro-Vilas e o próprio Distrito Industrial de Santa Maria. 
Foto: Arte DSM
  • A extensão territorial de 6,7 quilômetros quadrados o colocou entre os quatro maiores da cidade.Por outro lado, o bairro tem o menor índice populacional de todos, com cerca de 230 habitantes. Isso porque não há, e nem podem haver, moradias no DI. As famílias estão concentradas em uma parte mais urbana – um lado da Rua Walter Lippold e a Rua Armando Ricardo Wiethan – e em uma área de campo nos fundos do DI, onde moram produtores rurais, e cujo acesso é uma estrada que é continuação da Avenida Pedro Cezar Saccol.

  • Leia todas as notícias da série "Diário nos Bairros: Eleições 2016"

    Foi nessa parte mais rural que encontramos dona Elizabete Klinick, 55 anos. Ela conta que, quando foi morar no local, há 25 anos, era tudo bem mais tranquilo, com apenas três famílias. Com o passar do tempo, a região foi sendo urbanizada, o movimento na estrada foi aumentando e a criminalidade também.– Tem que estar cuidando noite e dia. Já levaram minhas laranjeiras (mudas), gado, porco, galinha, cavalo. Tudo que podem passar a mão, eles levam. Tem que deixar os animais todos chaveados. Quase desisti e fui embora daqui – relatou a agricultora.

    Saneamento no bairro Uglione para que o esgoto não vá parar na sanga 

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Moradores do bairro Duque de Caxias querem segurança

Já na parte mais urbana do bairro, a preocupação é com os roubos a pedestres que têm se tornado mais frequentes.A dona de casa Andréia Marchesan Conceição, 38, foi morar no bairro ainda pequena e conta que só se sente tranquila quando todos os integrantes da família estão ao alcance dos olhos. Vizinha dela, a técnica em enfermagem Dulcinea Alves Fogaça, 58, conta que foi assaltada às 6h15min em uma esquina da rua onde mora:

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

– Agora, passo chaveada com as netas dentro de casa.Os relatos corroboram o que disse a maioria das pessoas ouvidas pelo Diário. Os moradores do Agro-Industrial querem mais segurança no campo e na cidade.

Bairro Patronato quer melhores condi"

Carregando matéria

Anterior

VÍDEO: incêndio atinge obra de creche do Proinfância em Santa Maria

Próximo

Em 2 horas, dois mercados são assaltados em Santa Maria

Geral