Moradores com casas alagadas em Dona Francisca devem retornar apenas no sábado

Moradores com casas alagadas em Dona Francisca devem retornar apenas no sábado

Foto: Nathália Schneider

Em Dona Francisca, o ponto de alagamento na área do Parque Histórico do município fez com que pelo menos 10 pessoas deixassem suas residências de maneira preventiva na última quarta-feira (13). Os móveis também foram realocados pela Defesa Civil. A água, nesta quinta-feira (14), está recuando e deve baixar mais nas próximas horas. A previsão é que os moradores possam retornar às suas casas no sábado.


Conforme o coordenador da Defesa Civil e secretário de Obras de Dona Francisca, Robson Conceição, a retirada seguiu o plano de contingência do município. Logo, foi retirado os moradores antes do pico do evento. 


 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– Nós tiramos essas pessoas antes, tendo em vista que não atingiu as moradias. Tivemos quatro famílias que foram retiradas – detalha o coordenador.

Na explicação dele, o pico do evento, em que grande volume de água chegou ao município, foi por volta das 23h de quarta-feira (13) – detalha Robson. 



Uma das famílias deslocadas foi a do comerciante Baltazar Machado, 60 anos. Na casa, moram 5 adultos e 3 crianças. Após a chuva, ele visitava a residência para ver a situação.


– Começamos a nos preocupar ontem e saímos para casa de parentes. A Defesa Civil retirou o pessoal e nos ajudaram muito. Levaram nossos moveis também (que estão no Ginásio de Esportes).


Baltazar estava começando a limpar a casa, principalmente a cozinha, em que a água alcançou.


Chuva da semana que vem

Foto: Nathália Schneider

Diante do alerta de chuva para a próxima semana,  Defesa Civil acredita que a ocorrência não deve vir com a mesma intensidade em um curto período de tempo, como desta semana. Ainda sim,  o monitoramento segue nos próximos dias. 


Eventos no Parque Histórico

Foto: Nathália Schneider

Até o momento, a água bloqueia o livre acesso pelo Parque. A Defesa Civil já começou o trabalho de limpeza de alguns trechos.

Parte da programação do 20 de Setembro será naquela área. Até então, a festividade está mantida, conforme Defesa Civil.


O rio Jacuí em Agudo

Rio Jacuí na ponte que liga Agudo à Restinga Sêca.

No município de Agudo, o rio Jacuí subiu cerca de 30 cm por hora na quarta-feira (13). Nesta quinta, ele segue diminuindo. Na ponte que liga Agudo a Restinga Sêca (imagem acima), a água há diminuiu. 


  • Em 5 de janeiro de 2010, um período intenso de chuva agitou as águas do rio Jacuí e a ponte que liga Agudo e Restinga Sêca desmoronou. No episódio, cerca de 20 moradores da região caíram no local e cinco morreram, entre eles, o então vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boecke.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"A fé de todos que torceram ajudou na minha recuperação", afirma universitário que teve alta após cair de viaduto da Gare

Depois de subir até 60 centímetros por hora, nível do Rio Jacuí começa a baixar nesta quinta-feira Próximo

Depois de subir até 60 centímetros por hora, nível do Rio Jacuí começa a baixar nesta quinta-feira

Geral