Foto: Nathália Schneider
Em Dona Francisca, o ponto de alagamento na área do Parque Histórico do município fez com que pelo menos 10 pessoas deixassem suas residências de maneira preventiva na última quarta-feira (13). Os móveis também foram realocados pela Defesa Civil. A água, nesta quinta-feira (14), está recuando e deve baixar mais nas próximas horas. A previsão é que os moradores possam retornar às suas casas no sábado.
Conforme o coordenador da Defesa Civil e secretário de Obras de Dona Francisca, Robson Conceição, a retirada seguiu o plano de contingência do município. Logo, foi retirado os moradores antes do pico do evento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Nós tiramos essas pessoas antes, tendo em vista que não atingiu as moradias. Tivemos quatro famílias que foram retiradas – detalha o coordenador.
Na explicação dele, o pico do evento, em que grande volume de água chegou ao município, foi por volta das 23h de quarta-feira (13) – detalha Robson.
Uma das famílias deslocadas foi a do comerciante Baltazar Machado, 60 anos. Na casa, moram 5 adultos e 3 crianças. Após a chuva, ele visitava a residência para ver a situação.
– Começamos a nos preocupar ontem e saímos para casa de parentes. A Defesa Civil retirou o pessoal e nos ajudaram muito. Levaram nossos moveis também (que estão no Ginásio de Esportes).
Baltazar estava começando a limpar a casa, principalmente a cozinha, em que a água alcançou.
Chuva da semana que vem
Diante do alerta de chuva para a próxima semana, Defesa Civil acredita que a ocorrência não deve vir com a mesma intensidade em um curto período de tempo, como desta semana. Ainda sim, o monitoramento segue nos próximos dias.
Eventos no Parque Histórico
Até o momento, a água bloqueia o livre acesso pelo Parque. A Defesa Civil já começou o trabalho de limpeza de alguns trechos.
Parte da programação do 20 de Setembro será naquela área. Até então, a festividade está mantida, conforme Defesa Civil.
O rio Jacuí em Agudo
No município de Agudo, o rio Jacuí subiu cerca de 30 cm por hora na quarta-feira (13). Nesta quinta, ele segue diminuindo. Na ponte que liga Agudo a Restinga Sêca (imagem acima), a água há diminuiu.
- Em 5 de janeiro de 2010, um período intenso de chuva agitou as águas do rio Jacuí e a ponte que liga Agudo e Restinga Sêca desmoronou. No episódio, cerca de 20 moradores da região caíram no local e cinco morreram, entre eles, o então vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boecke.