Urbanização

Mais de 120 canteiros de Santa Maria já foram adotados por comerciantes

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Sabia que você pode se tornar responsável pelo cuidado e embelezamento de áreas públicas de Santa Maria? Desde 2019, o município possui o programa Santa Maria de Todos Nós, que possibilita a adoção de uma área verde para que comerciantes realizem o cuidado deste espaço e, como retribuição, podem realizar o marketing da sua empresa.

Neste ano, já são cerca de 120 espaços públicos, entre canteiros centrais, praças e áreas verdes adotadas pela iniciativa privada. Destes, 71 Termos de Compromisso de Adoção (TCAs) estão assinados entre a Prefeitura e as empresas que se dispuseram a realizar gratuitamente a manutenção e a revitalização desses espaços. É possível encontrar os canteiros adotados nas avenidas Nossa Senhora Medianeira, Hélvio Basso, Ângelo Bolson, Presidente Vargas, Liberdade, Walter Jobim, Maurício Sirotsky Sobrinho, Borges de Medeiros, Fernando Ferrari e Rio Branco, além de outros pontos que abrangem quase a totalidade dos bairros de Santa Maria.

Importação de carne brasileira é retomada pela China

A iniciativa surgiu por meio da secretaria de Meio Ambiente, por meio do programa Santa Maria de Todos Nós, que trabalha com foco na adoção de canteiros centrais, praças e áreas verdes por meio de uma iniciativa privada. De acordo com a prefeitura, o município buscou essas parcerias a fim de melhorar o aspecto visual e a utilização desses espaços públicos.

No entanto, é importante ressaltar que esses cuidados ficam a cargo dos adotantes, que devem investir e dedicar-se a este cuidado. Na manhã de quarta-feira, em frente à Escola de Pós-graduação, Uningá Eleva, o professor e responsável pela instituição, Alan Carlos Binatto, comentou que a entidade adotou os canteiros em frente a instituição há cerca de um ano, e acredita ser um investimento para todos.

data-filename="retriever" style="width: 50%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Prazo para assinatura de aditivo da prefeitura com a Corsan termina nesta quinta-feira

- Em primeiro lugar pensamos na gentileza urbana de retribuir para a cidade e também no benefício. É uma contrapartida por ser a nossa cidade e queremos torná-la mais bonita. Além de incentivar o projeto, procuramos ganhar um pouco de visibilidade da marca. À medida que investimos na manutenção, temos a possibilidade de destacar a marca da nossa empresa -, relata Alan.

A instituição realiza, de forma semanal, cuidados como corte de grama, limpeza e poda. Conforme Alan, a meta é manter tudo em dia com a aparência do local e investir no paisagismo de forma diferenciada, agregando valor à região. Para isso, busca levar flores, vegetação e ornamentais para promover o local.

Já Carlos Robalo, administrador do posto de combustíveis na Avenida Borges de Medeiros, assumiu um canteiro em menos de um mês e teve que arcar também com esta responsabilidade, porém, já a vê como um ponto positivo para o seu negócio:

Tribunal de Justiça define, nesta quinta-feira, se condenados no Caso Kiss continuam presos

- Os canteiros estando bem limpos, gramas cortadas e floridos acabam chamando a atenção das pessoas que passam. Isso, como está na frente do estabelecimento, mostra o cuidado que a gente tem com o local e com o meio ambiente.

data-filename="retriever" style="width: 50%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

O administrador relata que também são feitas manutenções diárias, realizando a limpeza e o cuidado com as árvores.

No começo de dezembro, o prefeito Jorge Pozzobom, o vice Rodrigo Decimo e o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, receberam, no Centro Administrativo, representantes das empresas Unicred Ponto Capital, Unimed Santa Maria, GR Incorporadora e Labimed. O grupo demonstrou interesse em adotar a Praça Roque Gonzales, em frente ao Hospital de Caridade.

- O que norteia as nossas ações é a cidade cuidar das pessoas. Entretanto, nós ficamos muito felizes quando vemos também o contrário, ou seja, as pessoas cuidando da cidade - afirma o prefeito Jorge Pozzobom. 

De acordo com a prefeitura, existem inúmeros benefícios consequentes do projeto, como o fato de que, com algumas áreas sob responsabilidade de empresas privadas, o município pode se dedicar mais a outros espaços. Além de haver uma reorganização do trabalho de manutenção destas áreas, ganhando condições adequadas de uso pela comunidade.

Reajuste no salário mínimo regional é aprovado

Para adoção ainda encontram-se disponíveis canteiros das avenidas Paulo Lauda, Borges de Medeiros e Manoel Mallmann Filho e algumas praças. A prefeitura busca seguir com o projeto, trabalhando em questões ligadas ao paisagismo junto aos adotantes. Para saber mais sobre a adoção, é possível entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (55) 3921-7150 ou pelo e-mail [email protected]


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como foram os debates sobre a situação de moradores de rua na Câmara Anterior

Como foram os debates sobre a situação de moradores de rua na Câmara

Próximo

Balneário das Tunas, em Restinga Sêca, abre neste sábado

Geral