Desde a madrugada deste domingo, equipes de secretarias da prefeitura e a Defesa Civil de Santa Maria atuam na retirada de moradores de casas que estão comprometidas por causa da chuva.
Por volta das 4h deste domingo, 16 famílias do bairro Km 3 tiveram de deixar suas casas por causa da subida do nível do rio Vacacaí Mirim. As pessoas foram encaminhadas para o salão de uma igreja evangélica, no mesmo bairro, e para a Creche Estação dos Ventos.
Seis horas depois, as equipes novamente foram chamadas porque parte do morro no bairro Campestre do Menino Deus desmoronou, na entrada para a vinícola Velho Amâncio. Por precaução, duas famílias foram retiradas do local.
Integrantes da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) ajudam os moradores a monitorar a situação. Na tarde deste domingo, o grupo deve ir para as residências atingidas para verificar do que a comunidade está precisando.
_ Já há pessoas nas redes sociais se propondo a ajudar, mas vamos ver do que estão precisando antes de dar algum tipo de alarme falso _ diz Givago Ribeiro, um dos fundadores da Asena.
Ainda na tarde deste domingo, por volta das 14h, quatro casas localizadas no bairro Camobi, próximo a empresa Telhas Kipper, estão praticamente submersas. As famílias devem ser retiradas nas próximas horas.
As secretarias da prefeitura de Santa Maria seguem monitorando a situação de morados da Vila Urlândia e também de próximo à ponte da Rua Euclides da Cunha, onde parte da cabeceira está desmoronando.
"