Com a estiagem que afetou Santa Maria e região no ano passado, a Defesa Civil municipal trabalhou diariamente para atender as solicitações da população que necessitava de água potável para consumo próprio. Em 2023, a equipe contabilizou a entrega de 11.728.500 de litros de água. O serviço ocorreu durante todo o ano para atender 97 pontos de abastecimentos. No total, 520 famílias foram abastecidas e 949 pessoas atendidas, nos nove distritos e em seis bairros de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, explica que até agosto foram bem expressivos os volumes de entrega de água, devido à estiagem. Já em setembro, os números começaram a diminuir, porém, entre outubro e dezembro, os volumes aumentaram novamente.
– Mesmo com todo volume de chuva já registrado, a tendência é aumentar as entregas neste início de 2024. Há muitos pontos do município que dependem do trabalho da Defesa Civil, pois não tem outras fontes de recursos de água. Aguardamos que futuramente a Corsan faça abertura de valas e a expansão de rede de água potável, como no distrito de Arroio Grande e no Passo das Tropas, por exemplo. Mas há muitos outros pontos que também precisam ser supridos como nos distritos de São Valentim e Boca do Monte. Há vários problemas que ainda não foram resolvidos, e devido a isso, continuamente a Defesa Civil precisa levar água para sanar a necessidade das famílias e comunidades – avalia Adão Lemos.
Serviço
Mesmo agora, com o abastecimento normalizado, algumas localidades enfrentam problemas. Por isso, os pedidos de entrega de água podem ser feitos pelos telefones (55) 3174-1552, (55) 99110-7940 (WhatsApp), ou na sede da Defesa Civil Municipal, que fica na Avenida Pedro Cezar Saccol, 605, no Parque Industrial e Tecnológico, ao lado do Tecnoparque.
O atendimento externo ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
*Com informações da prefeitura