Os dias de chuva são um problema a mais para os moradores das localidades de Pau a Pique e Passo da Capivara, no distrito de Pains, em Santa Maria. Desde os temporais do dia 22 de dezembro, os ônibus da empresa Expresso Medianeira que cruzam pelo local não fazem o trajeto completo em dias de tempo instável. A falta do serviço obriga as pessoas a caminharem por mais de meia hora de suas casas até a parada. E, segundo a empresa, o problema deve continuar até que as estradas estejam em boas condições.
Veja como estão as principais estradas que saem de Santa Maria
Nos dias de chuva, os ônibus não passam nas estradas José Tavares, Arenal e Passo da Capivara. Os motoristas são orientados a deixar os passageiros no Frigorífico Silva, onde a estrada é asfaltada.
A falta do serviço prejudica famílias como a da repositora Marizete Regina Lorensi, 40 anos. Na última quarta-feira, ela deixou de ir trabalhar com medo que não houvesse ônibus para voltar, já que na terça-feira, teve de caminhar por 40 minutos pelas ruas esburacadas e cheias de barro até chegar em casa. Segundo a moradora, que trabalha na Avenida Ângelo Bolson, na semana anterior, ela, a filha e o marido precisaram dormir fora de casa para não faltar aos compromissos profissionais.
Quando começou a chuva, fomos para a casa do meu irmão. A gente não sabe se vai ter ônibus, fica na parada esperando e não passa. A gente trabalha o dia inteiro e depois vem a pé, com barro pelas canelas. É muito difícil lamenta Marizete.
Veja mais notícia de Geral
A má conservação do trecho prejudica também quem anda de carro. Segunda a dona de casa Daniela Peters, 35 anos, a família evita sair com o veículo para não ser prejudicada:
Está cada vez mais complicado para todo mundo, tudo por causa das condições da estrada.
Serviço depende da manutenção da estrada
De acordo com o gerente de tráfego da Expresso Medianeira, João Vicente, a interrupção do trajeto nas localidades de Pau a Pique e Passo da Capivara só ocorre em dias de chuva, em função das precárias condições das estradas. Quando o tempo está firme, os ônibus cumprem o itinerário normalmente. O gerente acrescenta que os coletivos fazem mais de dez horários.
_ Quando tem um problema em um determinado ponto das estradas, acaba afetando todo o percurso, porque não temos outra rota alternativa. Elas só têm uma via. Se há um buraco, não tem como manobrar o ônibus para dar ré. Estando os trechos em condições, o ônibus vai passar imediatamente. A empresa não está alheia à situação, mas não podemos colocar veículos lá, por questão de segurança _ afirma Vicente.
Ainda de acordo com o gerente, a prefeitura já foi avisada dos problemas na estrada. De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura, Obras e Serviços, Alexandre Brasil, a secretaria está atendendo a cinco dos nove distritos de Santa Maria que tiveram problemas em função da chuva. Ele afirma que as estradas das localidade de Pau a Pique e Capivara estão na lista das que irão receber reparos.
_ Estamos dando prioridade para os locais que estão sem acesso, pois, em muitas comunidades, as pessoas ficaram ilhadas. Não podemos dar prazo em função do tempo, mas todas as estradas que estão com problemas estão na programação para realizar a execução do serviço _ afirma Brasil.