Lojistas e consumidores aprovam o novo Calçadão, entregue oficialmente no fim de semana

Maria Júlia Corrêa e Marcos Fonseca

Lojistas e consumidores aprovam o novo Calçadão, entregue oficialmente no fim de semana

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O tempo firme e ensolarado desta segunda-feira (9) foi um convite à população santa-mariense para sair às ruas e claro, ver de perto como ficou o Calçadão, entregue de forma oficial no último fim de semana.  A obra custou R$ 3,6 milhões.



Uma das novidades no local é a loja de acessórios Sheik Biju, que vai completar duas semanas de inauguração na próxima quarta-feira (11). Emili Soares, 21 anos, uma das vendedoras, vê esse novo calçadão de forma extremamente positiva para o movimento da loja:


– Já estamos sentindo o efeito. As pessoas vem até aqui para ver como ficou o Calçadão e enxergam as novidades, ficam curiosas e entram. Isso é ótimo porque traz clientes novos.


Quem está há 18 anos no local e já vivenciou diversas mudanças é a Donna Calçados. O proprietário Alex França Bandeira, de 44 anos, afirma que o movimento ficou mais intenso desde a última semana, quando a obra já estava praticamente concluída e faltavam apenas alguns ajustes. 


– Logo quando tiraram os tapumes, que impediam uma melhor circulação das pessoas, já foi possível ver que o fluxo aumentou. Os dois lados ficaram integrados novamente e sem nenhum obstáculo. Isso, por si só, já foi um atrativo – conta.


Recentemente, a loja aderiu ao formato de outlet, o que já torna os preços ainda mais atrativos para os consumidores. Somando isso à novidade causada pela revitalização, é a oportunidade perfeita para atrair novos clientes.


– Isso me deixa bem otimista com as vendas, com certeza. Viemos de uma pandemia, que foi muito difícil e a gente esperava muito pela conclusão dessas obras, pois sabia que isso iria atiçar a curiosidade das pessoas e atrair mais gente para cá. Acredito que o pior já passou.


Movimento foi intenso nesta inicio de semana no CalçadãoFoto: Nathália Schneider (Diário)


Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, a busca por novas peças para o guarda-roupa começa a se intensificar a partir de agora. E foi possível notar isso na loja Zana Modas, que está há cinco anos neste ponto. A gerente Debora Alves Dutra, 38 anos, afirma que também está otimista com as novidades, mas reforça que é necessário investir também em segurança:


– Se ele for mantido, principalmente com segurança, vai trazer muito movimento e novos clientes. Todo mundo vai sair ganhando - diz


Questionada se gostou do novo Calçadão, ela é enfática.


– Ficou lindo! Principalmente à noite, quando as luzes de led são acesas e iluminam as floreiras - exclama.


Foto: Nathália Schneider (Diário)


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Consumidores elogiam o novo espaço

Quem saiu para fazer compras ou pagar contas aproveitou para ver como ficou o local. É o caso do médico veterinário Claudio Disconzi, 69 anos, que aproveitou o início de semana para passar na loteria enquanto sua esposa fazia compras. Sentado em um dos novos bancos do local, ele afirma que mora na cidade há mais de 20 anos e aprovou a estrutura.


– Na época das obras, precisava vir mesmo assim para pagar as contas e estava um caos para andar por aqui, a obra demorou muito. Agora não, está espaçoso, ficou muito bom. Valeu a pena esperar, até que enfim veio o resultado – conta.


Teresa Leal da Silva, 86 anos, adora passear diariamente pelo Centro e estava acompanhada da filha, Nara do Amaral, 58 anos. Apaixonada por flores, a idosa está encantada com a diversidade de plantas que compõem o novo jardim do local.


– Adorei tudo, uma nova estrutura, lojas novas, tudo novo. É bom, né? Nasci e me criei aqui, adoro essa cidade, agora está mais bonita – afirma Teresa.


Dona Teresa Leal da Silva, 86 anos, e a filha Nara do Amaral, 58, foram passear nesta segunda-feira à tarde e conheceram o novo espaço. “Adorei tudo. Uma nova estrutura”, disse Teresa Foto: Nathália Schneider (Diário)


E quem não mora mais na cidade também gostou do que viu. É o caso da Tania Mello, 64 anos, que vive em Florianópolis há quatro anos. 


– Sou natural de Santa Maria e venho aqui algumas vezes ao longo do ano. Cheguei no fim de semana e não sabia que o Calçadão estava pronto, fiquei muito surpresa com o resultado. Achei ótimo porque ficou espaçoso, dá para pagar as contas, fazer umas compras e relaxar – finaliza.


União: Junto a Jorge Pozzobom, Rodrigo Decimo e secretários, presidentes da CDL, Marcio Rabelo (à dir.) e do Sindilojas, Ademir da Costa (óculos escuros) descerraram placa comemorativa da reforma no sábado Foto: João Alves (Divulgação, Prefeitura de Santa Maria)

Para CDL e Sindilojas, mudanças são positivas e já atraem novos investimentos

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcio Rabelo, não esconde o otimismo com a reforma que, segundo ele, resultou em um novo Calçadão Salvador Isaia. Da maneira como estava antes, com buracos que causavam até quedas de pedestres, o movimento no Centro havia diminuído. Agora, ocorre o contrário, com aumento no fluxo de consumidores.

 
E o resultado já é revelado pela atração de novos negócios. Rabelo afirma que novos estabelecimentos estão se instalando na primeira quadra da Bozano.

 
Como o jornalista Deni Zolin adiantou, em setembro, sobre a abertura de três novas lojas desde o final das obras. São dois bazares e uma empresa de vestuário jovem.

 
O presidente da CDL reconhece que, apesar dos percalços da obra, a prefeitura atendeu às reivindicações dos lojistas e fez os ajustes necessários, como a reforma das galerias subterrâneas que provocavam infiltrações no subsolo dos prédios comerciais.

 
– Podemos comemorar um Calçadão lindo, à altura do tamanho e da importância que tem para a cidade – ressalta.

 
Durante a inauguração da revitalização, no sábado, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) ressaltou sobre a importância de resolver os problemas do local.

 
– Não fizemos uma reforma, nós realmente trabalhamos na solução de problemas crônicos, que estavam no subsolo do Calçadão. Podia não ser visível a todos, mas era um grande problema para moradores e lojistas em dias de chuva. E pensamos em fazer um lugar bonito para todos – afirmou, ressaltando o trabalho conjunto entre prefeitura e lojistas para garantir um espaço adequado ao comércio.

Renovação das vitrines

O presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Ademir José da Costa, destaca a importância de a administração municipal ter reconhecido a necessidade de não ter deixar o Centro abandonado.

 

– O Calçadão é um símbolo que atrai visitantes. Fico feliz que o prefeito entendeu isso – diz, ressaltando que o entorno reúne mais de 300 empresas, de lojas a consultórios médicos e serviços.

 
A missão do Sindilojas, agora, é fazer com que os lojistas compreendem a necessidade de melhorar suas vitrines e fachadas, para deixar o ambiente ainda mais bonito e agradável aos consumidores. Costa acrescenta que a revitalização do Centro Histórico também é importante, com a recuperação da Praça Saldanha Marinho e com a futura restauração da Gare.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Referência nacional em vendas e gestão de pessoas promove palestra na região Anterior

Referência nacional em vendas e gestão de pessoas promove palestra na região

Professora é investigada por apologia ao nazismo por realizar atividade sobre Hitler em escola no Paraná Próximo

Professora é investigada por apologia ao nazismo por realizar atividade sobre Hitler em escola no Paraná

Geral