Veja as principais notícias para começar a terça-feira bem-informado:
Licitação do transporte público é adiada mais uma vez e deve ser lançada até julho de 2023
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
A licitação do transporte público de Santa Maria foi adiada e deve ser lançada até 30 de julho de 2023. A previsão inicial era que a licitação fosse publicada em 2018. Desde então, uma série de fatores impediram o avanço dessa questão, como a pandemia e a necessidade de cumprimento de etapas estabelecidas em lei. O último prazo estabelecido era 30 de janeiro de 2023. Dessa vez, a justificativa para a prorrogação são os trâmites jurídicos.
UFSM pode aprovar na próxima quinta a volta do vestibular e outras formas de ingresso
Na próxima quinta-feira (26), às 8h, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) estará reunido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para votar os possíveis novos métodos de ingresso para a graduação, entre eles o vestibular. Em entrevista à Rádio CDN 95,5 FM, nesta segunda-feira (23), o pró-reitor de Graduação Jerônimo Siqueira Tybusch explicou os passos realizados até o momento. Em 30 de novembro de 2022, a universidade apresentou em reunião aberta a proposta de resolução sobre as formas de ingresso para a graduação na UFSM. A reunião contou com falas do reitor Luciano Schuch e do pró-reitor de Graduação Jerônimo Tybusch. A resolução apresenta, além dos já existentes, o ingresso via vestibular e processo seletivo seriado.
Mais 54 investigados são denunciados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta segunda-feira (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais 54 investigados de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro. Eles estão presos no sistema penitenciário do Distrito Federal. É a terceira leva de denúncias feitas pelo órgão. O total de denunciados chegou a 98 pessoas.
Santa Maria registrou três vezes mais casos confirmados de dengue em 2022 em comparação com ano anterior
O ano de 2022 foi de alerta para a vigilância em saúde. O número de casos confirmados e óbitos por dengue, por exemplo, foram os maiores já registrados no Estado. No mesmo ano, Santa Maria contabilizou 170 casos confirmados de dengue. O índice é quase três vezes maior do que o registro de 2021, que foi de 63 diagnósticos positivos. Para 2023, um planejamento com medidas a serem adotadas em todo o Rio Grande do Sul busca mudar o cenário em que a presença do Aedes Aegypti atingiu 91% do território gaúcho.
Final de semana registrou 77 acidentes e 11 mortes nas estradas gaúchas
134 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante e 8.467 veículos flagrados por excesso de velocidade. Foto: BRBM (Divulgação)
O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) realizou durante o final de semana nas estradas gaúcha diversas operações com intuito de coibir sinistros de trânsito. Houve um aumento no efetivo que desde às 6h de sexta-feira (20) até às 6h de segunda-feira (23) abordaram e fiscalizaram 17.449 veículos. Ao todo, 109 automóveis foram removidos ao depósito, 17 CNHs recolhidas, 134 motoristas autuados por embriaguez ao volante e 8.467 veículos flagrados por excesso de velocidade pelo radar móvel, visto que a grande incidência de acidentes é em consequência da não obediência à velocidade máxima das rodovias.
Veja a programação que marca os 10 anos da tragédia da Boate Kiss em Santa Maria
Nesta semana, completam 10 anos da noite em que 242 vidas foram levadas de uma só vez pela tragédia da Boate Kiss, a cidade que teve sua história marcada para sempre receberá uma programação em memória das vítimas e famílias, entre os dias 25 e 28 de janeiro. Entre as atividades, haverá intervenções, acolhidas e conversas com artistas, pesquisadores e advogados, organizadas pela Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (Avtsm) em conjunto com o coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria.
Leia todas as notícias