silveira martins

Laudo aponta presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli na água de balneário

18.355


Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Barragem no Arroio do Veado, que cruza o balneário

O Balneário Baggio, no interior de Silveira Martins, terá de passar por readequações estruturais para reabrir após um surto de vômito e diarreia na última semana. O local está interditado desde o dia 3 de janeiro, quando 42 pessoas - a maioria crianças - procuraram atendimento médico em Santa Maria relatando sintomas como vômito e diarreia. Todos estiveram no balneário naquele final de semana. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS), exames em amostras da água para consumo humano do local apontaram a presença de coliformes totais e a bactéria Escherichia coli, além de turbidez.

46 pessoas são atendidas com diarreia e vômito após visitar balneário em Silveira Martins

Ainda na segunda-feira, o proprietário do balneário, Oscar Baggio, foi orientado pela Vigilância Sanitária a realizar mudanças estruturais para garantir a segurança dos clientes. Conforme ele, a água de consumo humano vem de uma vertente na propriedade e não é tratada.

- É água de uma vertente protegida, a qual consumo há vinte e cinco anos. Nunca deu problema. Agora, terei que passar a fazer um tratamento nessa água, realizar um controle - afirma

Segundo Baggio, os equipamentos para tratamento da água já foram comprados. O estabelecimento também deixará de vender pastéis e batata frita, únicos alimentos feitos no local. Para vendê-los, Baggio teria de realizar adequações na cozinha. Segundo ele, não há espaço físico e nem tempo hábil. Conforme a SES, 10 amostras de alimentos comercializados no dia do surto ainda são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen-RS). A previsão é que os resultados saiam na próxima sexta-feira.

Balneário de Silveira Martins é interditado até resultado de laudo sanitário

- A gente já tinha alvará sanitário, de localização, licença ambiental, todas as licenças. Então, tecnicamente estava tudo regular. Mas por conta desse surto, que foi algo localizado e direcionado todo para nós, houve essa fiscalização e o pessoal foi minucioso. Ficou uma coisa complicada para nós. Mas estamos absorvendo bem e se Deus quiser, na semana que vem, se chover, vamos reabrir - explica Baggio.

Entretanto, mesmo se liberado, o balneário poderá demorar ainda mais para reabrir. Por conta da estiagem, o Arroio do Veado, que cruza pelo balneário, teve o fluxo interrompido. O balneário só voltará a receber banhistas após uma chuva que restabeleça o fluxo de água.

VÍDEO: começa a retirada de cabos de telefonia e internet em desuso na Avenida Rio Branco

O secretário de Saúde de Silveira Martins, Luiz Skinovsky, afirmou que também foram coletadas amostras clínicas de pessoas que apresentaram o sintomas para determinar a causa e estabelecer uma eventual correlação com os resultados das amostras obtidas no balneário. Essas análises demoram entre 10 e 15 dias para ficarem prontas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tradicional espetáculo de Natal já tem data para ocorrer este ano; saiba mais Anterior

Tradicional espetáculo de Natal já tem data para ocorrer este ano; saiba mais

Próximo

Criminosos invadem casa em Santiago e levam cerca de R$ 2 mil

Geral