O Lar Vila das Flores, que fechou as portas em 21 de junho, vai reabrir na segunda-feira. Depois que a instituição deixou de funcionar por falta de verba, alimentos e voluntários, uma corrente de solidariedade se formou e permitiu a retomada das atividades.Na frente do lar, um cartaz informa sobre a novidade, celebra a ajuda e pede a ajuda de mães e pais para que o funcionamento possa ocorrer plenamente.
– Precisamos de pelo menos mais uma ou duas pessoas que nos ajudem a ficar com as crianças que chegam às 11h30min para o almoço porque a monitora só chega às 13h30min. Mas, graças às pessoas que se aproximaram, a gente vai conseguir retomar as atividades. A gente gostaria de retomar já amanhã (quarta-feira), mas estamos reformando duas salas, que estão ganhando piso novo, então, vamos ter de esperar acabar o trabalho para podermos recomeçar – comemorou o coordenador do Lar, Silas da Silva Moraes, enquanto preparava bilhetes para distribuir à comunidade.
Mesmo com atividades suspensas, Lar Vila das Flores continua recebendo doações
As reformas são resultado de uma ação do Sicredi, que promoveu uma edição do Dia de Cooperar no Lar, no último sábado. A atividade também rendeu doações de alimentos, e a dispensa do lar ficou cheia.

– Há algumas pessoas se aproximando para nos ajudar e já temos pré-inscrições de crianças e adolescentes interessados nas nossas atividades, mas, em princípio, vamos reabrir com as turmas que já eram atendidas antes. Vai depender da ajuda que teremos – acrescenta Silas.
Lar que atendia 35 crianças e adolescentes fecha as portas em Santa Maria
Antes do fechamento, 35 crianças e adolescentes eram atendidos no local. Nesta quarta-feira, uma reunião deve definir a data da assembleia para a eleição da nova direção do lar. Voluntário desde 2007, o atual diretor, Alain Machado Maciel, assumiu o cargo de direção em 2015 e está no fim do mandato. Por isso, a instituição precisa de uma nova equipe diretiva, que precisa de 12 voluntários, entre direção e conselho administrativo.