Jornalistas do Diário narram tragédia no Marrocos para veículos de comunicação do país e do mundo

Jornalistas do Diário narram tragédia no Marrocos para veículos de comunicação do país e do mundo

Jornalistas do único veículo de comunicação brasileiro credenciado para o 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos, Deni Zolin e Gilberto Ferreira, do Grupo Diário, foram surpreendidos por um outro evento que direcionou os olhares do mundo inteiro para o país africano.

​Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na noite de sexta-feira (8), um terremoto atingiu o local e matou mais de 2,5 mil pessoas. O tremor danificou aldeias no alto das montanhas do Atlas até a cidade histórica de Marrakech. Em meio ao caos e ao susto, os jornalistas do Grupo Diário foram contatados por inúmeros veículos de comunicação do país e do mundo para relatar o que vivenciaram na noite de sexta e também o que viram nos dias seguintes.

"Cena de filme. Reboco começa a cair das paredes, muita poeira. Não queria morrer ali", Deni Zolin relata momentos de pânico em terremoto no Marrocos


Ao todo, Zolin e Ferreira fizeram participações em 14 veículos, sendo eles: Rede Globo (incluindo uma participação no programa dominical Fantástico), SBT News, Globonews, CBN Rádio, Rede TV, CNN, Rádio Gaúcha, Rádio Viva FM (Caxias do Sul), Rádio São Roque (Faxinal do Soturno), Rádio Agudo 90.1, e Rádio Interativa FM (Pinhal Grande), além de reportagens nos sites da Rádio Missioneira (São Luiz Gonzaga) e do Portal Leouve (Caxias do Sul).


​VÍDEOS: número de mortos por conta de terremoto no Marrocos passa de mil; confira os registros feitos pela equipe do Diário


O jornalista Deni Zolin relata que o compromisso profissional falou mais alto ainda nas primeiras horas após o terremoto atingir Marrakech. Enfrentando a tragédia junto à comitiva gaúcha, que contava com a presença do vice-governador Gabriel Souza, ao mesmo tempo que reportava os fatos, ele também estava do outro lado – o de ser notícia.


– Acabamos fazendo o que a gente é meio que obrigado a fazer: notícia. Ainda no início da madrugada de sábado, a primeira notícia era avisar todo mundo que a comitiva gaúcha estava bem. É o nosso papel: informar. Pelo instinto de jornalista, a gente acaba querendo ir atrás de informações. São cenas tristes e chocantes, mas é o nosso papel. É a nossa missão trazer a informação para a população do Rio Grande do Sul e, nesse caso, por sermos os únicos jornalistas brasileiros a já estarem em Marrakech, acabamos sendo notícia e levando a informação para veículos de todo o Brasil — conta Zolin.


"Nós nos despedimos dando um abraço longo e apertado, gesto universal que independe de língua, raça ou credo", Deni Zolin relata os últimos momentos em Marrakech


O repórter Gilberto Ferreira acrescenta que, mesmo atendendo ao chamado do "fazer jornalismo", foi impossível não se emocionar com tamanha tragédia que atingiu o Marrocos em meio a um momento que seria de comemoração, principalmente para os brasileiros, com a certificação dos novos geoparques Unesco da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul:


– No momento em que percebemos que nós e a comitiva gaúcha estávamos bem, o único pensamento que eu tive foi de ir para o meio do acontecido e reportar. Para a nossa surpresa, nós conseguimos entrar em locais em que nenhuma emissora do mundo chegou a entrar. Entramos nos escombros onde três famílias moravam, era um prédio de quatro andares e praticamente tudo veio abaixo. Mesmo arriscando as nossas vidas, o Deni Zolin e eu acabamos entrando lá e fazendo imagens, o mais rápido que fosse. Acho que uma das partes mais emocionantes foi encontrar um jovem que perdeu sua filhinha de três anos e não tinha mais forças para chorar. Ali foi um momento muito marcante para nós – revela o jornalista.


Certificação dos geoparques

No último sábado (9), os geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberam o certificado de geoparques mundiais da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos. Por questões de segurança, a entrega dos certificados aos 18 novos geoparques foi realizada em uma tenda onde eram servidos os almoços.


A jornada dos geoparques da região até a certificação da Unesco

Uma comitiva brasileira com 40 autoridades esteve no Marrocos para o evento. Entre elas, o vice-governador Gabriel Souza (MDB), prefeitos da região, representantes da UFSM e de outros geoparques do país. Os repórteres Deni Zolin e Gilberto Ferreira participam da comitiva. O Grupo Diário foi o único veículo de comunicação do Brasil inscrito na Unesco para cobrir o evento em Marrakech.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

CDL de Santa Maria fará novo mutirão nesta terça para receber currículos de trabalho e outras 5 notícias Anterior

CDL de Santa Maria fará novo mutirão nesta terça para receber currículos de trabalho e outras 5 notícias

22 anos dos atentados de 11 de setembro; relembre o dia que parou o mundo Próximo

22 anos dos atentados de 11 de setembro; relembre o dia que parou o mundo

Geral