As galerias da Câmara de Vereadores de Santa Maria ficaram superlotadas, na noite de quarta-feira, quando ocorreu a cerimônia de entrega dos Títulos de Benemerência e de Vereador Emérito.
Na ocasião, foram homenageados o ex-secretário de Educação Pedro Aguirre dos governos Evandro Behr, Osvaldo Nascimento (PTB) e Cezar Schirmer (MDB), a ex-secretária de Saúde da gestão Jorge Pozzobom (PSDB) Liliane Mello Duarte, o ex-vereador Paulo Airton Denardin (Progressistas) e o empresário Gustavo Jobim.
Galerias da Câmara de Vereadores ficaram lotadas, na noite de quarta-feira, para a cerimônia de entrega de Títulos de Benemerência / Fotos: Marcelo Oliveira
Entre os que prestigiaram a solenidade, estavam o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB, foto 1), o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo), o ex-prefeito José Farret (sem partido), o ex-candidato a prefeito Evandro Barros Behr (Progressistas) o ex-presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Fort, o atual secretário de Desenvolvimento Social da prefeitura, João Chaves, e o prefeito de Quaraí, Jeferson Pires (PSDB).
Também prestigiou a cerimônia a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Miriam Andréa da Graça Tondo.
O 22º vereador na cadeira do homenageado
Ao longo dos seis mandatos no Legislativo santa-mariense, o ex-vereador Paulo Denardin (Progressistas) teve um assessor informal que circulava não só pelo seu gabinete, mas também pelo Plenário. Figura popular na cidade, Claudinho Cardoso, como carinhosamente é chamado, foi prestigiar, na noite de quarta-feira, o amigo Denardin.
Deni Zolin: nova previsão é de que trecho da Travessia deve ser concluído até dezembro
Quando o homenageado se dirigia para a tribuna para fazer sua manifestação, o presidente do Legislativo, Valdir Oliveira (PT), quebrou o protocolo para convidar “o 22º vereador” a sentar na cadeira reservada a Denardin ao lado dos demais homenageados. Carismático, ele foi aplaudido por vereadores e pelo público.
Popular na cidade, Claudinho Cardoso foi convidado a sentar na cadeira do seu amigo, ex-vereador Denardin, tembém homenageado
Momento mais emocionante
Durante a cerimônia de entrega dos títulos, um dos momentos mais emocionantes foi protagonizado pelo vereador Tubias Calil (MDB), encarregado de fazer o discurso de um dos homenageados, e pela enfermeira Liliane Mello Duarte, que recebeu o título Honra ao Mérito. A homenagem se deve, especialmente, pela sua atuação na tragédia da boate Kiss, ocorrida em janeiro de 2013 e que causou a morte de 242 pessoas.
Ex-secretária de Saúde Liliane e vereador Tubias fizeram manifestações emocionadas sobre o incêndio da boate Kiss
Prêmio reconhece cinco empresas da indústria de Santa Maria por estratégias adotadas na pandemia
Tubias dedicou grande parte do seu discurso para destacar o trabalho fundamental de Liliane na madrugada do incêndio, época em que a enfermeira trabalhava na Brigada Militar. Com secretário de Esportes em 2013, contou o hoje vereador, foi chamado para abrir o Centro Desportivo Municipal (CDM) para onde foram levados os corpos. Por isso, acompanhou de perto o trabalho de Liliane e o detalhou em sua manifestação. “Eu lembro o que tu fez e toda vez que eu passo por ti, eu tenho vontade de me ajoelhar pra ti, muito obrigado!”, disse Tubias, com a voz embargada.
A ex-secretária foi à tribuna já emocionada e narrou os momentos dolorosos daquela madrugada, em que a cidade teve de “enfrentar o caos” , e os dias seguintes. “Quando entrei na boate, prometi a Deus que iria entregá-los a suas mães. E foi isso que não só eu, mas inúmeras pessoas fizeram, trabalhando na retirada dos corpos de dentro da boate, no reconhecimento e enterro”, relatou ela, enfatizando que acompanhou até o “último corpo ser embalsamado” para ser levado até os familiares. Ao final, pediu para que todos “lutem juntos e cuidem dessa cidade.”
Leia mais colunistas de Opinião